Rui Peres Jorge Costa precisa de um plano de resgate para áreas ardidas (e com folga de Bruxelas) 14:55 Rui Peres Jorge 25
O OE passa ao lado da catástrofe, mas ainda há tempo para emendar o erro. Do Governo e de Bruxelas não se espera menos que um plano de emergência para recuperação das áreas ardidas. Afinal, se tivemos tantos milhares de milhões para resgatar bancos, será com certeza possível encontrar umas centenas de milhões para resgatar as regiões afectadas por um desastre desta dimensão.
Economistas Ouro falso encriptado? 14:00 Kenneth Rogoff
Se a Bitcoin deixar o seu estado de quase anonimato, será difícil justificar o seu preço actual. Talvez os especuladores da Bitcoin estejam a apostar que vai ser sempre um consórcio constituído apenas por alguns Estados a permitir o uso da Bitcoin de forma anónima.
André Veríssimo As desculpas que António Costa não pediu 11:43 André Veríssimo 116
O discurso de ontem foi o mais duro que se ouviu do Presidente desde que tomou posse. Um bom discurso, institucionalmente irrepreensível, certo no tom e nas prioridades. O discurso que o primeiro-ministro podia, pelo menos em parte, ter feito e não fez. Pediu as desculpas que gostaríamos de ter ouvido António Costa pedir. Teve a “humildade cívica” que o primeiro-ministro não demonstrou.
Linhas Cruzadas O jantar de Juncker com Theresa May. E o assassínio em Malta 09:32 Fernando Sobral
Theresa May e Jean-Claude Juncker tiveram um jantar "íntimo", segundo o Politico/Europe, em que a primeira-ministra britânica tentou conquistar o presidente da Comissão Europeia e o chefe das negociações, Michel Barnier, para as suas teses.
Ontem
Celso Filipe O fogo e as cinzas 17.10.2017 Celso Filipe
A demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, resolve o problema dos fogos? Não. No entanto, a sua saída do Governo impõe-se.
Colunistas O sigilo profissional e as novas regras da prevenção do branqueamento 17.10.2017 João Maia Rodrigues
Nos tempos mais recentes, acentuou-se a essencialidade do cumprimento dos deveres de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.
Opinião O IRS no Orçamento do Estado - Boas notícias, mas não para todos! 17.10.2017 Ana Duarte
A Proposta de Orçamento do Estado (OE) que deu entrada na passada sexta feira na Assembleia da República, veio confirmar as já anunciadas boas notícias, de que em 2018 a generalidade das famílias sentirá um desagravamento da carga fiscal, em sede de IRS.
Jorge Fonseca de Almeida 4.467 17.10.2017 Jorge Fonseca de Almeida
4.467 é o número dramático de pessoas que morreram em excesso na época de gripe entre 2016/17. Em excesso significa a mais do que num ano normal de gripe. Deste total, 715 morreram devido à vaga de frio, isto é, morreram de frio.
André Macedo A fatalidade de Costa 17.10.2017 André Macedo
Já tivemos a dose de políticos empáticos, primeiros-ministros e presidentes que se comoviam e tornavam os assuntos pessoais, como se fossem coisas deles, a educação, um desastre qualquer, um problema num lugar qualquer do mundo.
Camilo Lourenço A democracia portuguesa está em crise? 17.10.2017 Camilo Lourenço 771
Com a tragédia de Pedrógão, o país percebeu a "falência" da Proteção Civil e a incompetência da ministra. E pediu a saída de Urbano de Sousa. António Costa segurou-a.
Francisco Mendes da Silva Sócrates contra Sócrates 17.10.2017 Francisco Mendes da Silva
A mediatização do processo também é uma oportunidade para Sócrates, que no "julgamento na praça pública" tem uma possibilidade de acesso ao sistema mediático, para nele exercer a sua defesa e influenciar a opinião pública.
Sessão de Abertura Esqueça o meltdown, primeiro vem o melt-up  17.10.2017 Tiago Freire
Donald Trump, que durante a campanha eleitoral não perdia uma oportunidade para atacar os interesses de Wall Street, rejubila agora com cada máximo das bolsas norte-americanas. E o seu twitter não tem parado de celebrar.
Fernando Sobral Por uma política ecológica 17.10.2017 Fernando Sobral
Constança Urbano de Sousa é, neste momento, um fantasma que assombra o MAI. Presume-se que está lá. Mas, na realidade, é um holograma.
Pedro Fontes Falcão Uma Ordem em ordem 17.10.2017 Pedro Fontes Falcão
Decorreu, na semana passada, o Congresso Nacional dos Economistas organizado pela Ordem dos Economistas. Teve um programa muito interessante, com um leque de bons oradores, e que abordou temáticas atuais e relevantes, com a presença de figuras políticas de topo.
Luís Pais Antunes A falta de vergonha devia pagar imposto 17.10.2017 Luís Pais Antunes 34
Aparentemente ninguém antecipava uma tragédia como aquela que ocorreu em Pedrógão, fez ontem exatamente quatro meses. Disse-se então tudo e o seu contrário, prometeram-se análises, relatórios e uma completa identificação dos responsáveis.
João Carlos Barradas Xi Jinping e o investimento comunista 17.10.2017 João Carlos Barradas
Promover a competitividade da economia e a segurança nacional são características únicas das empresas estatais chinesas que, consequentemente, devem seguir uma gestão científica sob a orientação do Partido Comunista, reza a doutrina do secretário-geral Xi Jinping.
Nouriel Roubini Três cenários para a economia global 17.10.2017 Nouriel Roubini
Ou os líderes e decisores políticos demonstram a liderança necessária para garantir uma melhor perspectiva de médio prazo, ou os riscos negativos vão materializar-se em pouco tempo, prejudicando seriamente a economia global.
pub