Economistas O poder da cidadania activa 14:00 Lucy P. Marcus
Muitos questionaram porque é que os jogadores de futebol americano, que geralmente ganham milhões de dólares por temporada, estão a protestar contra uma injustiça. A razão é simples: cidadania activa significa lutar pelo que acreditamos, seja um governo livre de corrupção ou o cumprimento da lei livre de racismo.
Ulisses Pereira Negociar é muito mais do que escolher acções 10:47 Ulisses Pereira
Foi mais uma semana muito tranquila na Bolsa portuguesa, num mercado que continua sem mostrar fraqueza.
Linhas Cruzadas A insensibilidade de Trump e as negociações do Brexit 09:41 Fernando Sobral
Há poucos dias morreram vários soldados americanos no Níger. Entre eles La David Johnson. Depois de dias sem ter dito nada no Twitter sobre o assunto, Trump telefonou à viúva.
Ontem
Celso Filipe No poupar é que está o gasto 22.10.2017 Celso Filipe
Há muitas explicações para os fogos que este ano alastram pelo país. As alterações climáticas, os incendiários, a falta de meios humanos e materiais e até uma putativa máfia do fogo. Todas elas são plausíveis e admissíveis num debate sobre a matéria. Mas todas elas concorrem para um problema central - a falência do Estado em matérias como a floresta, ordenamento do território e desenvolvimento do interior do país.
Camilo Lourenço O cheiro a cebola e o milagre da... lágrima 22.10.2017 Camilo Lourenço 722
Sempre duvidei das conversões rápidas, mormente quando vêem acompanhadas de lágrimas (vermelhas, laranja, cor-de-rosa...). Vem isto a propósito do ar compungido, de lágrima iminente, que atingiu António Costa desde 6ª feira e que o levou a admitir ter-se “enganado na forma” como conteve as emoções.
Marques Mendes Os que acham que o Presidente vai passar a ser adversário do Governo enganar-se-ão 22.10.2017 Luís Marques Mendes 77
Luís Marques Mendes faz, ao domingo na SIC, os seus comentários sobre o que aconteceu durante a semana. E o Negócios publica as notas que servem de base aos comentários. Esta semana analisa a tragédia dos incêndios, avaliando os vários protagonistas as decisões já conhecidas. A liderança do PSD também é alvo de análise.
André Macedo Estamos a exagerar? 22.10.2017 André Macedo
Todos gostaríamos de saber o que vai acontecer à economia e ao país nos próximos anos. Gostaríamos de perceber se estamos a ir depressa de mais, cedo demais, confiantes de mais. Se o Orçamento do Estado de 2018 abre demasiado as velas, contando sempre com vento favorável, mar azeite e noites estreladas, desvalorizando os riscos eventuais, sejam eles nacionais ou internacionais.
Fernando Sobral O Portugal esquecido 22.10.2017 Fernando Sobral
Em 1892, dentro do seu habitual fascínio pelo abismo, Portugal implodiu financeiramente. Julgou-se, inocentemente, que o sistema político se reformaria, depois de ter chocado com a realidade.
António Moita A oportunidade perdida 22.10.2017 António Moita
Com a carta de demissão de Constança Urbano de Sousa ficámos a perceber que a substituição de um ministro é um momento traumático para António Costa.
Avelino de Jesus A recuperação económica das regiões devastadas pelo fogo  22.10.2017 Avelino de Jesus
Assim, para compensar o aumento de despesas e redução das receitas que implicarão as tragédias de Junho e Outubro, impõe-se reverter as medidas iniciais de redução de receitas e aumento de despesas face ao verificado em 2017.
Colunistas A galinha dos ovos de ouro 22.10.2017 Andrew Borts
Não sendo uma galinha, o turismo rendeu a Lisboa um cesto de ovos de ouro. A cidade recebeu mais de 5,6 milhões de turistas em 2016, um acréscimo de 7,6% face a 2015, prevendo-se a superação desse número em 2017.
Sessão de Abertura Goldman Sachs vende "researchs" a preço de saldo  22.10.2017 Patrícia Abreu
A nova regulação dos mercados financeiros chega no início de 2018 e já está a agitar a actividade das firmas de investimento.
Colunistas O que distingue Miró de Vieira da Silva? 22.10.2017 João Silva Lopes
Em Março de 2017, em comunicado, o Ministério das Finanças anunciou que as sociedades detidas pelo Estado no universo do grupo BPN chegaram a acordo com a Christie's para revogar o contrato que previa a venda das 85 obras de Miró.
Economistas Combater o crescimento não inclusivo 22.10.2017 Michael Spence
Reunir pessoas que discordam ou até que desconfiam umas das outras é o primeiro passo para a construção de uma base para a acção colectiva no futuro.
Rui Peres Jorge Longa vida ao Pedro Romano 20.10.2017 Rui Peres Jorge 69
O que mais apreciava no Pedro era a sua capacidade de desenvolver um quadro de análise e de pensamento autónomo, partilhando textos e ideias como desafios honestos às suas ideias e às dos outros. Perdemo-lo e ficámos-lhe em dívida. Talvez a possamos ir pagando exercitando a curiosidade, o pensamento livre e a exigência na promoção dos melhores.
João Quadros Frase Charlie 20.10.2017 João Quadros 47
O discurso de António Costa foi como aquele indivíduo que veio cá arranjar o esquentador, mas nem lhe tocou: "vocês dão cabo destes esquentadores. Deve ser o 'chip', mas depois vem cá um colega ver".
Manuel Falcão A esquina do Rio 20.10.2017 Manuel Falcão
É uma terrível coincidência que, dias depois de o Governo tentar fazer esquecer e subalternizar o relatório sobre o incêndio de Pedrógão Grande, uma nova catástrofe tenha colocado ainda mais a nu o que então tinha corrido mal, e que agora se repetiu.
pub