Ontem
Economistas Trump, comércio e os potências médias 28.04.2017 Oonagh Fitzgerald
Através de cooperação reforçada, as potências intermédias mundiais podem evitar tornar-se danos colaterais da ofensiva Trump anti-globalização. E podem ajudar a manter o projecto estabilizador de cooperação internacional avançando com uma agenda comercial progressiva baseada no Estado de direito.
João Quadros Um Estado laico-intolerante 28.04.2017 João Quadros 122
Eu estava convencido de que o Estado era laico. Afinal, é laico-intolerante. Esta mania de o nosso PM estar de bem com Deus e o Diabo ainda vai dar mau resultado.
Manuel Falcão A esquina do Rio 28.04.2017 Manuel Falcão
A 25 de Abril de 1974, o fotojornalista Alfredo Cunha, então no início da sua carreira, fez uma imagem do capitão Salgueiro Maia que ficou para a História, e que se tornou numa das suas fotografias mais conhecidas.
Linhas Cruzadas Que efeito tem o plano Trump sobre o império Trump? 28.04.2017 Tiago Freire
A Casa Branca anunciou finalmente o tão aguardado pacote fiscal, que Trump, com a modéstia que lhe é habitual, defende ser uma verdadeira revolução e a maior baixa de impostos da História. No entanto, nem Wall Street festejou. A razão? Ninguém percebeu como a reforma vai ser paga ou grandes partes da sua implementação efectiva.
Camilo Lourenço E agora, Manuel Alegre? 28.04.2017 Camilo Lourenço 590
O deputado Manuel Alegre está sempre a dizer que é avesso a qualquer tentativa de limitação da liberdade. E até recorre ao seu exemplo pessoal (a perseguição política, o exílio) para mostrar o que custa lutar pela democracia.
Opinião Os 100 dias do Presidente Trump 28.04.2017 Carlos Gaspar
As posições tomadas por Donald Trump confirmam a estratégia esboçada durante a campanha eleitoral em três domínios críticos: a linha nacionalista típica do populismo "jacksoniano", a visão novecentista da política internacional e a concepção clássica sobre o recurso à força como instrumento necessário na gestão das crises periféricas.
Celso Filipe Trump, o prolixo 28.04.2017 Celso Filipe
Entre a meia-noite e as 17h00 de ontem, Donald Trump publicou 13 mensagens no Twitter, ora revelando telefonemas mantidos com os Presidentes do Canadá e do México para renegociar os acordos comerciais, ora acusando o Partido Democrata de vários desmandos, tais como o de colocar em risco a segurança dos militares norte-americanos.
Anteontem
Colunistas Animais de aprendizagem 27.04.2017 Cristina Simon
O semanário The Economist dedicou recentemente toda uma monografia à chamada aprendizagem contínua, uma tradução pobre do termo inglês "lifelong learning".
Fernando Ilharco O mais próximo da magia 27.04.2017 Fernando Ilharco
Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, escreveu-o, e muitos líderes sabem-no bem: a linguagem é o que o homem tem mais próximo da magia. A mente humana tende a moldar-se ao que se diz.
Armando Esteves Pereira O milagre das pontes  27.04.2017 Armando Esteves Pereira
De um ponto de vista eleitoral, António Costa mostra que sabe tratar bem uma das mais poderosas forças eleitorais deste país: a Função Pública.
Colunistas O Facebook e as acções ao portador 27.04.2017 Joana Matos Lima 67
É accionista de uma sociedade emitente de acções ao portador? Então tenha atenção: essas acções terão de ser convertidas em acções nominativas e o pacto social alterado no mesmo sentido.
Cristina Casalinho O peso das remunerações do trabalho pela lente do FMI 27.04.2017 Cristina Casalinho
Segundo os investigadores do FMI, nas economias desenvolvidas, os grandes responsáveis pela queda de peso dos rendimentos do trabalho são o progresso tecnológico e a exposição inicial à rotinização.
Sessão de Abertura A fórmula da Nintendo para voltar a jogo num ano  27.04.2017 Patrícia Abreu
O lançamento de jogos como o Pokémon Go ou o Super Mario Run e, mais tarde, a consola Nintendo Switch ajudaram a Nintendo a recuperar terreno em bolsa.
António Moita E França aqui tão perto 27.04.2017 António Moita
A leitura dos resultados eleitorais em França é difícil tal o equilíbrio verificado entre as "forças do bem" e as "forças do mal". Tendo acompanhado em Paris as reações que se lhe seguiram, confesso que me custa entender a alegria com que os resultados foram recebidos.
Jeffrey Sachs Irá a iliteracia económica conduzir a uma guerra comercial? 27.04.2017 Jeffrey D. Sachs
Os desequilíbrios comerciais e orçamentais dos Estados Unidos podem ficar piores se Trump e os republicanos do Congresso conseguirem cortar ainda mais os impostos. Esta seria uma política fiscal ruinosa, ainda que popular no curto prazo.
Opinião Kafka e os algoritmos 27.04.2017 Manuel Lopes Rocha
Vivemos, sem dúvida, numa sociedade que enfrenta uma rutura tecnológica, económica, social e jurídica que temos muita dificuldade em conceber, a tal ponto está a ser incontrolável.
Linhas Cruzadas Terá Macron o engenho suficiente? 27.04.2017 André Veríssimo
A vitória de Emmanuel Macron na primeira volta das presidenciais francesas foi um suspiro de alívio, mas não impediu que europeístas e liberais ficassem com um amargo de boca.
pub