Dezembro 2015
Reposição de rendimentos e Banif
Em Dezembro é aprovada a reposição de rendimentos, em particular a eliminação gradual da sobretaxa, a actualização de pensões ou o aumento do salário mínimo. É também neste mês que é feita a intervenção do Estado no Banif, com a passagem do banco para as mãos do Santander.
X fechar
Janeiro 2016
Tensão com Bruxelas
Janeiro fica marcado por duras negociações entre Governo e Bruxelas sobre o orçamento para 2016, com a rejeição do documento por parte de Bruxelas. É o mês da eleição de Marcelo para a Presidência da República.
X fechar
Fevereiro 2016
Orçamento entregue no Parlamento
Em Fevereiro é entregue no Parlamento a proposta de Orçamento do Estado. Juros da dívida pública atingem os 4,5%, gerando apreensão. Governo acorda com privados a reversão parcial da privatização da TAP, com o Estado a ficar com 50%.
X fechar
Março 2016
Marcelo assume Presidência
Marcelo Rebelo de Sousa toma posse como Presidente da República em Março e o Orçamento do Estado é aprovado com os votos do PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes, algo inédito na democracia portuguesa.
X fechar
Abril 2016
É preciso um plano B?
Em Abril, o Governo aprova o programa de estabilidade, com reservas do PCP e do Bloco. Começa a falar-se na possibilidade de um plano B com mais medidas de austeridade, que o Governo rejeita. António Domingues é nomeado presidente da Caixa. Comissão de inquérito sobre o Banif alimenta a polémica em torno da intervenção do Estado.
X fechar
Maio 2016
Surge fantasma das sanções
Em Maio, há novo choque com Bruxelas na sequência da divulgação das previsões da Comissão Europeia. Surge o fantasma das sanções de Bruxelas que, em contrapartida, suaviza as metas orçamentais para 2016. Polémica em torno do fim dos contratos de associação com manifestações dos colégios privados. Indicadores económicos mostram PIB a abrandar.
X fechar
Junho 2016
O mês da Função Pública
Em Junho, o regresso da Função Públicas às 35 horas semanais é aprovado, acabando por ser promulgado por Marcelo, apesar das reservas manifestadas Bloco e PCP recusam novo regime de mobilidade no Estado. Começa a ficar claro que a economia vai crescer menos do que o Governo esperava. Ingleses decidem sair da União Europeia.
X fechar
Julho 2016
Portugal vence o Europeu
A 1 de Julho, desce o IVA da restauração e regressam as 35 horas ao Estado. A selecção vence o europeu de futebol. O mês fica marcado pela ameaça das sanções, mas no final Portugal acaba por escapar à aplicação da multa.
X fechar
Agosto 2016
Polémica com viagens pagas pela Galp
Agosto traz várias complicações: incêndios nas florestas, a polémica em torno das viagens pagas pela Galp a governantes para assistir aos jogos da selecção portuguesa e a penalização em sede de IMI dos proprietários que tivessem casas com luz e boa vista. Mas há também uma grande notícia para o Governo: Bruxelas dá luz verde à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, apesar do chumbo aos nomes para a Caixa.
X fechar
Setembro 2016
O mês do imposto Mortágua
O mês de Setembro fica marcado pelo polémico imposto sobre o património, baptizado por alguns como o imposto Mortágua, em referência à deputada bloquista. Governo, Bloco e PCP negoceiam Orçamento do Estado para 2017.
X fechar
Outubro 2016
Orçamento para 2017 entregue
A 14 de Outubro é entregue ao Parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2017. Rebenta a polémica em torno da ausência de declarações de rendimentos por parte dos novos administradores da Caixa.
X fechar
Novembro 2016
Crescimento económico surpreende
Novembro é um mês recheado de boas notícias para o Governo: PIB regista crescimento surpreendente; o orçamento é aprovado em Bruxelas que desiste também de suspender os fundos estruturais ao país. A polémica em torno da Caixa arrasta-se. É também o mês em que Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos.
X fechar