Trading A misteriosa conta de Twitter que os traders japoneses não largam

A misteriosa conta de Twitter que os traders japoneses não largam

Tweets do anónimo Okasanman são cruciais para muitos traders. O misterioso analista tem mais seguidores do que o Banco do Japão.
A misteriosa conta de Twitter que os traders japoneses não largam
Bloomberg
Bloomberg 15 de janeiro de 2018 às 16:05

Enquanto a maioria dos traders tem os olhos postos nos terminais de notícias, muitos profissionais dos mercados financeiros do Japão estão focados no Twitter, mais precisamente no feed de um anónimo, que se identifica como Okasanman.

A Bloomberg conta que a 29 de Janeiro de 2016, enquanto o mundo aguardava o anúncio do Banco do Japão, um utilizador do Twitter que se auto intitula de Okasanman escreveu: "Vem aí uma bazuca de taxas de juro negativas!", cerca de 15 minutos antes de o regulador japonês ter surpreendido tudo e todos ao anunciar pela primeira vez na História taxas de juro de -0,1%.


Desde essa altura que Okasanman passou a ser conhecido como "senhor gafanhoto" já que a sua conta – que tem 150.686 seguidores - atraiu um enxame de traders que procuram lucrar com tweets que funcionam como indicadores avançados do futuro próximo para os mercados.

 

A identidade e a motivação de Okasanman para passar horas todos os dias a fornecer informações para seguidores de graça são um mistério. Mas este fenómeno é um dos vários exemplos de como os microbloggers estão a ocupar um lugar relevante nos mercados financeiros modernos.

 

Os seus tweets são sobre várias áreas desde divulgação de dados económicos globais até a reviravoltas no desenvolvimento de situações políticas. Ele cita fontes tais como jornais, revistas, sites institucionais e outros com dados financeiros, anúncios da bolsa de valores e até tweets sobre acidentes ou incêndios. O que põe no Twitter é sempre informação já disponível, mas muitas vezes escondida, e a velocidade a que publica - e a amplitude que atinge – é estrondosa. "Como é que ele é tão rápido?", questiona em declarações à Bloomberg Hajime Sakai, director de fundo da Mito Securities Co. em Tóquio, que gere 594 milhões de dólares, acrescentando: "Estou muito curioso para saber".

 

Ainda no passado mês de Agosto a sua conta foi uma das primeiras a anunciar um relatório exclusivo de uma revista local, que não costuma divulgar este tipo de informação, que anunciava que a gigante farmacêutica AstraZeneca PLC fez uma oferta pública de aquisição infrutífera à empresa japonesa Daiichi Sankyo Co. - e que uma compra ainda era possível. As acções de Daiichi Sankyo dispararam na altura para máximos de nove anos. "Os seus tweets são absolutamente cruciais", afirma à Bloomberg o trader japonês Naoki Murakami.

 

Okasanman é completamente anónimo, e a imagem de perfil é o desenho de um homem com um capacete de segurança amarelo. No perfil lê-se: "Trabalho: informático, investidor, day trader". "Interesses: música (cantores e bandas japonesas), filmes (culto e ficção científica), psicologia e línguas (inglês e finlandês)".

A Bloomberg News fez várias tentativas de chegar à fala com esta figura misteriosa, mas revela que a única interacção que conseguiu estabelecer para este artigo foi quando o mesmo foi publicado, já que Okasanman o retweetou.




Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro.