Trading As moedas digitais vivem uma bolha?

As moedas digitais vivem uma bolha?

Investidores acreditam que as criptomoedas estão sobreavaliadas. Potencial crise das moedas digitais deverá impulsionar corrida ao ouro.
As moedas digitais vivem uma bolha?
reuters
Mariana Adam 07 de setembro de 2017 às 13:57

Uma sondagem realizada pela Coindesk, agência de notícias especializada no sector das moedas digitais, revela que 58% dos entrevistados acredita que o valor de mercados destes activos viveu uma bolha no segundo trimestre deste ano.


No entanto, 70% dos entrevistados disse que o preço da bitcoin iria subir nos meses seguintes, como de facto ocorreu, escreve o site responsável por esta sondagem onde foram entrevistadas 1.300 pessoas. Dos participantes, quase 40% já havia participado de uma Initial Coin Offer (Oferta Inicial de Moeda) relacionada com estas criptodivisas.


Crise das moedas digitais causará corrida ao ouro


As moedas digitais viveram muito tempo sem obstáculos legais, no entanto, as criptomoedas estão a ser cercadas pelos governos, principalmente na China. Há quem acredite que esta pressão vai beneficiar directamente o refugio do costume: o ouro.


O presidente-executivo do conselho de administração da Templeton Emerging Markets Group, defendeu que os governos vão começar a apertar o cerco às criptomoedas. "As moedas criptografadas estão a ficar fora de controlo e vão atrair a atenção dos governos em todo o mundo. Haverá uma reversão de volta ao ouro porque as pessoas se vão perguntar se realmente podem confiar nessas moedas", acrescentou de acordo com a Blooomberg.


A pressão sobre as moedas virtuais já começou. O banco central da China considerou ilegal qualquer oferta pública inicial de moedas, um género de crowdfunding que usa criptomoedas e que é muito usado por start-ups que assim conseguem financiar-se evitando os procedimentos mais rigorosos exigidos pelos bancos.  Além de considerar ilegal qualquer processo do género, o banco central disse que irá actuar duramente se identificar futuros processos ou se encontrar violações legais nos processos já concluídos.


Nos EUA, bancos e órgãos reguladores estão a ultimar uma série de leis para controlar a negociação destas moedas e vários membros da Reserva Federal fizeram alguns discursos formais sobre o assunto nos últimos 12 meses, expressando reservas em relação às moedas digitais.

Mark Mobius não é o único a demonstrar preocupação. O Bank of America Merrill Lynch mostrou cautela em relação à bitcoin em Julho, afirmando que havia muitos obstáculos, como riscos de roubo e de acções de hackers, que tornam improvável que a moeda ganhe o status de garantia penhorável.


A bitcoin caiu mais de 10% na passada segunda-feira, dia 4 de Setembro, depois de anunciadas as restrições impostas pelo banco central chinês. Apesar de ainda acumular uma valorização de 360% este ano e estar a uma distância impressionante do seu recorde, a moeda também mostra uma elevada propensão a fortes oscilações.

A bitcoin superou o preço de uma onça de ouro pela primeira vez em Março.

Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.