Trading BPI ganha mais de 7% após passar de prejuízos a lucros

BPI ganha mais de 7% após passar de prejuízos a lucros

O banco liderado por Pablo Forero está a somar acima de 7% tendo mesmo tocado em máximos de 16 de Fevereiro ao negociar nos 1,24 euros por acção. Esta subida acontece depois de o banco ter reportado lucros de 210 milhões de euros no primeiro trimestre.
BPI ganha mais de 7% após passar de prejuízos a lucros
David Santiago 23 de abril de 2018 às 09:33

O BPI está a beneficiar dos resultados positivos apresentados na passada sexta-feira, tendo iniciado a sessão desta segunda-feira, 23 de Abril, a negociar em forte alta. O banco presidido por Pablo Forero segue nesta altura a ganhar 7,16% para 1,228 euros, depois de já ter chegado a somar acima de 8% para 1,24 euros por acção, um máximo desde 16 de Fevereiro.

Este início de semana está também a ser marcado por grande liquidez na negociação dos títulos accionistas da instituição, uma vez que, em aproximadamente uma hora, já trocaram de mãos mais de 61 mil títulos, valor que compara com a média diária dos últimos seis meses que se fixa em menos de 122 mil. Na última sexta-feira, por exemplo, foram negociadas pouco mais de 43 mil acções do banco.

Desde o início de 2018, o BPI acumula uma valorização em bolsa de 3,32% para uma capitalização bolsista que ascende agora a cerca de 1,77 mil milhões de euros.

Já depois do encerramento da última sessão, o BPI anunciou ter alcançado lucros de 210 milhões de euros entre Janeiro e Março deste ano, o que representa uma clara melhoria face ao prejuízo de 122,3 milhões de euros registado no período homólogo.

O principal contributo para esta melhoria proveio da actividade no mercado nacional, já que o banco alcançou um lucro de 118 milhões de euros na operação portuguesa, que compara com o resultado líquido de 43 milhões de euros alcançado um ano antes entre Janeiro e Março.

Este aumento deveu-se sobretudo à venda da participação na Viacer realizada por 233 milhões, numa operação que levou à reavaliação da empresa que controla a SuperBock, numa nova avaliação que gerou um ganho de 60 milhões.

No mesmo dia, o banco anunciou ter concretizado 
a venda de várias unidades ao CaixaBank, numa operação que gera para o banco português um encaixe de mais de 80 milhões de euros. Forero revelou ainda que é intenção do banco realizar um IPO do Banco de Fomento de Angola (BFA).

Numa altura em que permanece pressionado pelo Banco Central Europeu (BCE) para reduzir a posição de 48,1% no BFA, o BPI anunciou que aguardará pelo IPO do banco angolano para corresponder à intenção da instituição liderada por Mario Draghi. "Estamos a trabalhar nisso, avança devagarinho", disse Pablo Forero.



Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro.