Trading FMI alerta para próximo grande choque nos mercados

FMI alerta para próximo grande choque nos mercados

O apetite excessivo por activos de risco e o regresso à alavancagem excessiva podem ter consequências graves avisa o FMI.
FMI alerta para próximo grande choque nos mercados
Bloomberg
Mariana Adam 31 de outubro de 2017 às 13:04

O FMI avisa que há excessos nos mercados financeiros que podem levar a que a acalmia na bolsa se torne em turbulência. A procura de maiores retornos está a levar os investidores a exporem-se demasiado aos riscos, nomeadamente a recorrerem a produtos financeiros vinculados à volatilidade da carteira dos investidores – tais como os fundos de pensões, alerta o FMI, acrescentando que os riscos inerentes a estes produtos são desconhecidos e podem mesmo resultar num forte choque para os mercados financeiros.

"A combinação de baixos rendimentos e baixa volatilidade facilita o uso de alavancagem por parte dos investidores para aumentar os retornos, temos vindo a assistir a um crescimento rápido em alguns tipos de produtos que usam essa alavancagem ", explicou entrevista ao Financial Times, Tobias Adrian, directora do Departamento de Mercados Monetários e de Capitais do FMI. A instituição estima que o valor investido neste tipo de produtos subiu cerca de 500 mil milhões de dólares.

Nesta entrevista ao diário britânico, a mesma representante do FMI defende que se esta volatilidade aumentar pode haver abanão nos mercados: "Um aumento sustentado da volatilidade poderá desencadear uma venda dos activos subjacentes a esses produtos, criando um choque nos mercados".

Estes avisos surgem numa altura em que vários fundos de pensões e companhias de seguros estão a vender este tipos mais arriscado de investimentos para impulsionar os retornos.

A volatilidade do mercado accionista continua no nível mais baixo dos últimos 10 anos uma década, e o índice VIX, que mede a volatilidade esperada no curto prazo – ou seja o "nervosismo" dos investidores – abaixo dos 10 pontos, sendo que a média histórica é 20 pontos.

Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro



Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro.