Trading Há 55 anos que a volatilidade não era tão baixa

Há 55 anos que a volatilidade não era tão baixa

Agitação política pode traduzir-se em acalmia nos mercados? Só uma vez na história se registou uma volatilidade tão baixa como agora e começou após o assassinado de John F. Kennedy, em 1963.
Há 55 anos que a volatilidade não era tão baixa
Reuters
Mariana Adam 14 de novembro de 2017 às 14:30

Embora politicamente turbulentos, os últimos 12 meses desde a eleição de Donald Trump foram de uma volatilidade muito abaixo da média nos mercados. Desde o dia das eleições (8 de Novembro de 2016), a mudança diária no S&P500, o maior índice de acções do mundo, foi de apenas 0,31%, o que representa a menor oscilação diária em mais de 50 anos, de acordo com o Financial Times. Neste período Wall Street tem renovado máximos consecutivamente.

Muitos admitem surpresa perante esta acalmia fora do normal nos mercados, numa altura em que a agitação política é quase diária, mas o diário britânico revela que existem "precedentes históricos para um forte contraste entre o forte desempenho das acções e um cenário político turbulento".

Uma análise do Financial Times sobre o comportamento histórico do S&P500 desde a sua criação em 1927 revela apenas um período com uma volatilidade média ainda menor do que a registada no último ano e esta acalmia também ocorreu após um choque político, já que começou uma semana após o assassinato de John F. Kennedy, em 1963. Neste período o movimento diário médio foi de apenas 0,25%.

Ao longo do último meio século, o índice moveu-se em média 0,72% por dia, mais do dobro da volatilidade observada nos últimos 12 meses. Além do baixo nível de volatilidade no S&P 500, o índice Vix – conhecido como o barómetro do medo - atingiu o nível intradiário mais baixo de sempre em Julho e permanece próximo desse nível.

A estratégia de apostar numa queda do Vix no mercado de futuros, tem sido "dramaticamente" bem-sucedida na era Trump, escreve o FT, que revela que ao longo dos últimos 12 meses, um fundo da BlackRock que imita o resultado da venda do Vix ganhou em bolsa cerca de 200%.



Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro.