Trading Hedge funds voltam a crescer

Hedge funds voltam a crescer

Indústria começa a dar sinais de recuperação.
Hedge funds voltam a crescer
Bloomberg
Mariana Adam 21 de setembro de 2017 às 17:22

O número de hedge funds que fechou as portas nos primeiros seis meses deste ano caiu, ao mesmo tempo aumentam os investimentos nestes fundos e o seu desempenho regista melhorias, de acordo com os dados da Hedge Fund Research (HFR).

No primeiro semestre do ano passado o número de hedge funds que encerrou ascendeu a 530, já este ano durante o mesmo período o número foi de 481. O valor final de 2016 foi de 1.057, o maior desde a crise financeira. O sector de hedge funds - fundos que investem em acções, dívida pública, matérias-primas, moedas, e até em produtos sem activo subjacente, ganhando com as variações de preço, numa lógica de curto prazo -, foi acusado de ter ampliado a derrocada dos mercados durante a crise financeira.


Mas a indústria de 3,1 biliões de dólares dá sinais de recuperação e conta, actualmente, com cerca de 8.200 hedge funds.


No ano passado os investidores de hedge funds retiraram 70,1 mil milhões em activos, devido à fraca rentabilidade. Mas este ano, os investidores estão a voltar, embora lentamente, só em Janeiro houve uma ‘injecção' de 1,2 mil milhões de novos investidores, de acordo com os mesmos dados da HFR. 


O desempenho também melhorou: em média um hedge fund deu um retorno de 5,4% no primeiro semestre, praticamente o mesmo valor registado ao longo de todo o ano de 2016.


Mas nem tudo são rosas. O número de encerramentos, mesmo que menor, continua muito mais elevado do que o número de novos lançamentos.

No primeiro semestre de 2017, registaram-se 369 aberturas de hedge funds, em comparação com 729 em todo o ano de 2016. Em 2005, o ano recorde houve 2.073 lançamentos.

Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.



Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro.

pub
Saber mais e Alertas
pub