Trading Lufthansa admite interesse na Norwegian Air. Acções disparam mais de 10%

Lufthansa admite interesse na Norwegian Air. Acções disparam mais de 10%

Depois da IAG, a companhia aérea low cost norueguesa atraiu o interesse de outro gigante europeu. O CEO da Lufthansa diz que no sector "todos na Europa estão a falar uns com os outros".
Lufthansa admite interesse na Norwegian Air. Acções disparam mais de 10%
Negócios 18 de junho de 2018 às 12:32

As acções da Norwegian Air Shuttle estão a reagir em forte alta ao interesse demonstrado pela Lufthansa na aquisição na companhia aérea "low cost" norueguesa.

Numa entrevista ao Sueddeutsche Zeitung, o CEO da companhia aérea alemã admitiu contactos com a Norwegian. "Todos na Europa estão a falar com todos nesta altura. Há uma nova onda de consolidação. Isso quer dizer que também estamos em contacto com a Norwegian", disse  Carsten Spohr, citado pelo Financial Times.

As acções da Norwegian dispararam um máximo de 12,14% em reacção a estas declarações, elevando a capitalização bolsista da "low cost" para 12 mil milhões de coroas norueguesas (1,26 mil milhões de euros).

Em Abril, o IAG, que agrupa companhias como a Iberia, a British Airways e a Vueling, comunicou a compra de 4,6% na low-cost norueguesa e indicou a intenção de negociar com a companhia, admitindo o lançamento de uma oferta sobre a totalidade do capital. Nessa altura as acções dispararam mais de 50% em duas sessões, apesar de a low-cost ter garantido que não teve conhecimento prévio da compra da posição de 4,6% pelo IAG e assegurado não ter discutido uma possível oferta pública de aquisição (OPA) com o grupo de aviação.

Carsten Spohr afirmou ao jornal alemão que todas as aquisições são uma questão de valor, "sem respostas simples".

A Norwegian, pioneira entre as "low cost" a oferecer voos transatlânticos, já terá recusado duas ofertas da IAG, refere a Bloomberg. A empresa também confirma a aproximações por parte de outras companhias aéreas em aquisições de participações, fusões e outras formas de cooperação.



Conheça mais sobre as soluções de  trading online da DeGiro.