DeGiro Volatilidade de volta aos mercados

Volatilidade de volta aos mercados

O índice VIX, o indicador de medo favorito de Wall Street, permanece baixo, apesar da crescente incerteza económica em quase todos os principais mercados.
Volatilidade de volta aos mercados
Reuters
Degiro 21 de agosto de 2017 às 14:44

Baixa volatilidade tem vindo a ser a norma durante a maior parte do ano, com o Comité Federal de Mercados Abertos dos USA a expressar preocupação durante o seu primeiro encontro de 2017.

O índice é composto não pelo preço das ações subjacentes, mas, antes, pelo preço das opções das ações respetivas. O VIX apresenta uma média ponderada do preço das opções no S&P 500, para formar uma medida geral de risco de mercado.

Para investidores adversos ao risco, comprar uma opção pode ser visto como um seguro, caso o portfolio se mova contra o investidor. Por exemplo, um investidor pode querer comprar uma opção de forma a proteger-se de uma queda de preços. Ao fazê-lo, incorre a um custo do contrato da opção (premium). Contudo, protege-se ao fazer um contrato de venda das suas posições a um preço pré-determinado, num determinado momento. Investidores preocupados com a incerteza nos mercados podem usar estes instrumentos de forma a protegerem-se em tempos de volatilidade do mercado e, em particular, da incerteza do mercado. Investidores podem transacionar a exposição à volatilidade do VIX através das várias opções VIX da CBOE (que transacionam com base nos preços dos futuros do VIX), bem como uma série de produtos negociados em bolsa que seguem o índice.


Com a
DEGIRO pode adquirir opções do mercado Americano através da CBOE e mais, incluíndo o VIX.

 

Este conteúdo é da exclusiva responsabilidade da Degiro.


Disclosure:


As informa
ções acima não constituem uma oferta pública ou solicitação de compra de títulos ou instrumentos financeiros. Qualquer decisão de investimento relativa a instrumentos financeiros deve basear-se em pareceres individuais e profissionais e em prospetos publicados por um órgão autorizado. Ao criar esta análise, o DeGiro não a faz consultor de investimentos ou devido a algum dever conferido por lei. A informação foi fornecida com o devido cuidado e atenção, mas a DeGiro não é responsável pela correção / integridade dos dados de troca e informações económicas, taxas de câmbio ou dados gerais do mercado. Esta informação e opinião são representativas do momento da publicação e não projetam o desempenho futuro.


pub
pub