Banca & Seguros Desafios da banca na era dos nativos digitais

Desafios da banca na era dos nativos digitais

Nascidos entre o desenvolvimento tecnológico e das plataformas web, os novos clientes bancários procuram outro tipo de serviços e exigem novas funcionalidades ao seu banco.
Desafios da banca na era dos nativos digitais
C-Studio 22 de maio de 2017 às 12:43

A EY anunciou os resultados de um estudo recente no qual se pretendeu analisar os desafios actuais que a banca enfrenta numa área cada vez mais digital. Ouvidos cerca de 300 executivos seniores a nível mundial, foi possível perceber que os bancos antecipam uma melhoria (ainda que) limitada no seu desempenho financeiro, esperando-se que o foco da sua gestão continue a ser dominado pelo risco e também pelas contingências da regulação.

 

Face a esta realidade, os analistas defendem que a gestão deve encontrar novos caminhos para trilhar e reformular o negócio a fim de determinar novos pontos de crescimento e conseguir ser mais eficiente.

 

Nesse âmbito, as questões relacionadas com a inovação e com as necessárias alterações acabam por se revelar críticas, embora a EY considere que, actualmente, "os bancos estão mal posicionados para o fazerem sozinhos".

 

Para colmatar estas dificuldades, a banca deverá procurar formas alternativas de se organizar, aligeirando os seus modelos operacionais ao mesmo tempo que passam a contar "com um largo leque de parceiros de modo a fornecer melhores serviços, reduzir custos, gerir riscos e proteger a organização".


Diz a EY que "os desafios para os líderes da banca passam por ser audazes e conseguir levar as alterações mais além, visando uma transformação mais ampla". O estudo sublinha que, neste âmbito, o sucesso "depende da eficácia da implementação da inovação, bem como da qualidade do ecossistema que os bancos criarem com os seus parceiros".

Cinco etapas rumo a um objectivo vencedor

De acordo com o estudo da EY existe um conjunto de etapas, de curto e médio prazo, em cinco áreas específicas, que podem ajudar os bancos nesta área em análise.
O sucesso na execução das estratégias em cada uma destas áreas requer que os bancos passem a pensar e a operar de modo diferente, sendo que a inovação será crucial para um crescimento do desempenho financeiro.


1. Reformular
Trata-se de repensar estruturas organizacionais, considerar estratégias M&A e encontrar novas formas de obter lucro;

2. Controlar
Certificar-se de que o risco e desempenho financeiro são, efectivamente, medidos e validados;

3. Proteger
Estudar profundamente quais as ameaças possíveis à continuidade de negócios (sejam elas internas e externas), incluindo variáveis como o crime informático ou financeiro;

4. Optimizar
Usar novos modelos operacionais e tecnologias para dar resposta aos (também) novos desafios que a banca enfrenta actualmente como a pressão, a experiência do cliente e a conformidade;

5. Crescer
Recuperar o crescimento rentável numa época difícil e de muitas solicitações, com as expectativas do cliente a mudaram constantemente e com o desafio permanente da chegada ao mercado de novos "players" não tradicionais, como as denominadas "fintech".