Gestão & Administração Como pode potenciar as suas vendas?

Como pode potenciar as suas vendas?

A computação em nuvem vem transformar a forma como as empresas conduzem o seu negócio permitindo fomentar o trabalho nas vendas, mas também em vários outros departamentos.
Como pode potenciar as suas vendas?
Negócios 20 de outubro de 2017 às 16:57

Da mesma forma que tantas outras tecnologias têm vindo a revolucionar o mundo empresarial, também a computação em nuvem pretende transformar o modo como as empresas conduzem os seus negócios. A "cloud" é vista por muitos como uma importante ferramenta, capaz de assegurar operações mais baratas, rápidas, portáteis e seguras para as grandes e até para as pequenas e médias empresas.

 

Na realidade, a computação em nuvem acaba por representar uma melhoria notável na gestão de TI para companhias de todas as dimensões e, consequentemente, do próprio negócio.

 

Apesar de vários outros conceitos terem também ganho preponderância ao longo das últimas décadas, a verdade é que são muitos os especialistas que defendem que a tecnologia "cloud" acaba por se apresentar como a mais abrangente, integrando desde o armazenamento e as bases de dados até soluções mais corporativas.

 

Os níveis de serviço (SLA) oferecidos actualmente já são uma efectiva garantia de segurança e suporte, havendo ainda uma grande flexibilidade para aumentar ou diminuir o que está contratado a qualquer momento.

 

Via "cloud", e ao permitir o acesso seguro a partir da web, é possível controlar e gerir toda a actividade em qualquer altura, em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Uma enorme vantagem quando falamos aqui do departamento de vendas.

 

Como bem sabemos, estes são profissionais em permanente mobilidade, mas que, por motivos de excelência profissional, sentem necessidade de se manterem conectados à sua empresa. Seja porque vão (ou foram) visitar um cliente e precisam de dar conta disso formalmente, seja porque estabeleceram um novo contrato e os detalhes devem ser concluídos o quanto antes, seja porque fizeram uma venda e é necessário dar seguimento ao processo para os bens chegarem ao seu destino.

 

Na realidade, a tecnologia "cloud" – uma capacidade de computação infinitamente disponível e flexível – assume-se, ela própria, como um novo modelo de negócio permitindo, entre outras vantagens:


Possibilidade de trabalhar remotamente

A computação em nuvem permite aos funcionários de uma dada empresa passarem a aceder aos seus arquivos a partir de qualquer lugar e a qualquer hora. Dessa forma, torna-se mais fácil trabalhar já que os documentos e todas as informações, devidamente salvaguardadas, poderão ser acedidas sem que se corra o risco de serem perdidas.

 

É ainda possível partilhar determinados arquivos com os colegas, fornecedores ou clientes, facilitando o trabalho, economizando tempo e aumentando a eficiência da empresa.


Portabilidade

Através da "cloud" é possível aceder aos arquivos e vários ficheiros da empresa em plena mobilidade via computadores portáteis, smartphones e tablets e de forma totalmente segura.

 

Uma realidade apenas possível porque a estrutura de programação na nuvem, e a sua criptografia, é a mesma em todos os dispositivos, garantindo a segurança nos aparelhos móveis.

 

Desta forma, a tecnologia "cloud computing" permite que as pequenas e médias empresas disponham dos mesmos recursos que as grandes organizações já têm, promovendo uma competitividade mais saudável no tecido empresarial.