Weekend Alta relojoaria: A herança musical na Raymond Weil

Alta relojoaria: A herança musical na Raymond Weil

A Raymond Weil lançou o Freelancer Chronograph, inspirado na guitarra eléctrica Gibson Les Paul. A música, de resto, faz parte do círculo de influências da marca suíça.
Alta relojoaria: A herança musical na Raymond Weil
Fernando Sobral 16 de setembro de 2017 às 11:00
A música é uma fonte de inspiração para todos. E também para a indústria relojoeira. Não admira que a sólida guitarra eléctrica Gibson Les Paul tenha despertado a atenção de muitos dos mais proeminentes guitarristas da história do rock, de Jimmy Page a Peter Frampton, de Pete Townshend a Eric Clapton.

Agora, a Raymond Weil, para comemorar a inspiração e a criação que esta guitarra estimula, colocou no mercado o Freelancer Chronograph, inspirado pela Gibson Les Paul. A música, de resto, faz parte do círculo de influências da marca suíça que, ao longo dos anos, tem colocado o seu nome ao lado de grandes símbolos musicais, de Frank Sinatra aos Beatles. Esta homenagem da Raymond Weil é feita através do Freelancer à mais lendária das fabricantes de guitarras eléctricas, a Gibson, e ao pioneiro da música moderna, Lester William Polsfuss, conhecido como Les Paul.

O corpo com caixa de 43,5 mm é feito de aço e o aro do tacómetro é reforçado em PVD preto, inspirado pela laca na "Black Beauty" – uma guitarra famosa pelo seu desempenho electrizante que continua a maravilhar músicos ao redor do mundo. O painel apresenta motivo impressos circulares que caracterizam seis cordas espalhadas por marcadores de hora em formato de palheta. Às 12 horas aparecem os nomes de famosos fabricantes de guitarras e a lendária assinatura de Les Paul, enquanto o pedaço de diamante incrustado – uma característica marcante da personalização de Les Paul – brilha em tons dourados próximo à janela de data.

A pulseira de couro de novilho ébano em motivo vazado traz à mente os buracos sonoros que fazem parte do corpo de uma guitarra. Afirmando o seu carácter e confirmando a sua alma prestigiosa, os "acessórios" – contadores de cronógrafo tri-compax, data e pulseira em pesponto – do freelancer inspirado pela "Gibson Les Paul" são ajustados com destaques dourados.

O tempo do relógio é ajustado por um movimento mecânico de corda automática RW5010, garantindo uma reserva de aproximadamente 46 horas. Estarão no mercado 400 peças numeradas apresentadas numa caixa exclusiva inspirada nas famosas cases das guitarras Gibson. Com este relógio, a marca suíça fortalece a sua colaboração com a Gibson, iniciada em 2015.


Horas Certas

Clássico

O nome diz tudo: o Da Vinci Tourbillon Rétrograde Cronógrafo é a combinação de um turbilhão clássico com um cronógrafo e uma data retrógrada num único mostrador. Para esta configuração tripla, os relojoeiros da IWC construíram o novo calibre manufacturado 89900. Este Da Vinci Tourbillon Rétrograde Cronógrafo, em ouro vermelho de 18 quilates, destaca-se através de um turbilhão volante.

O turbilhão apresenta também uma complexa função de paragem, que garante uma precisão de segundos quando se ajusta o relógio. A função de cronógrafo encontra-se na posição "12 horas" e permite tempos cronometrados de até onze horas e 59 minutos, que podem ser lidos como uma indicação de hora normal. O ponteiro dos segundos em posição central mede o tempo com precisão até ao quarto de segundo.

A terceira complicação – além do cronógrafo e do turbilhão – é a indicação da data retrógrada no lado esquerdo do mostrador. Esta indica a data actual, movimentando-se o ponteiro da data num arco desde o 1.º ao 31.º dia do mês e no final da escala salta de volta para o ponto inicial.

Nos meses mais curtos ou se o relógio não tiver sido usado durante períodos mais prolongados, é possível mover confortavelmente a indicação da data através do acerto rápido e da coroa. A caixa em ouro vermelho do Da Vinci Tourbillon Rétrograde Cronógrafo com os seus botões e extremidades dourados conferem uma imagem  equilibrada. Os encaixes da bracelete articulados asseguram que a bracelete Santoni castanha-escura, com fecho de engate em ouro vermelho de 18 quilates, envolva perfeitamente o pulso.

A distribuição harmoniosa das três complicações no mostrador prateado segue a típica coreografia IWC com a função de cronógrafo na posição "12 horas". O relógio tem um diâmetro de 44 milímetros.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub