Weekend Alta relojoaria: A Panerai e o mar nosso

Alta relojoaria: A Panerai e o mar nosso

A Panerai continua fiel às suas memórias e às ligações ao mar com o novo cronógrafo Mare Nostrum.
Alta relojoaria: A Panerai e o mar nosso
Fernando Sobral 03 de junho de 2017 às 11:15
A ligação da Panerai ao mar é conhecida. É a sua grande fonte de inspiração e ela vai sendo utilizada ao longo dos tempos para produzir novos modelos que têm sempre uma herança visível. O cronógrafo Mare Nostrum, que sempre foi um dos mais raros modelos criados pela marca, surge agora disponível sob a forma de uma nova edição especial, reproduzindo a versão criada em 1993, com caixa de aço de 42mm de diâmetro e um mostrador azul. Refira-se que Mare Nostrum era o nome que os romanos davam ao mar Mediterrâneo, "o nosso mar".

A sua utilização sempre teve muito significado para os poderes que foram governando todo o território que forma hoje a Itália unificada. Não admira por isso que o Mare Nostrum tivesse sido o primeiro cronógrafo na história da Officine Panerai.

As suas origens são misteriosas: segundo alguns historiadores, o primeiro protótipo surgiu em 1943 e era destinado a oficiais da Marinha Real italiana que nunca chegaram a ser produzidos. Um destes protótipos foi descoberto e adquirido para a colecção do Museu Panerai, há alguns anos, permitindo que a aparência e as funções deste modelo com suas características únicas fossem finalmente produzidas com precisão.

Até à data, o Mare Nostrum existia apenas na documentação limitada que sobrevivera à inundação de 1966, em Florença, e foi com base nestes documentos que a Panerai fez a primeira reedição do cronógrafo, em 1993 (Ref. 5218- 301/A), ano em que foi lançada a primeira colecção de relógios Panerai produzidos para civis e que marcou o início do período conhecido pelos entusiastas como pré-Vendôme (1993-1997).

O mostrador do novo Mare Nostrum Acciaio - 42mm é de um azul profundo, à semelhança do modelo de 1993, combinando com a correia em pele de crocodilo, com costura condizente e o fecho em aço. O contador de minutos do cronógrafo encontra-se às 9h, enquanto o pequeno mostrador dos segundos está às 3h e o ponteiro dos segundos do cronógrafo é montado centralmente. A gravura no mostrador e os marcadores revestidos com Super-LumiNova bege garantem uma excelente legibilidade e seguem a estética Panerai, que neste modelo, graças às suas características únicas e distintivas, pode ser percebida numa observação mais atenta. O novo Mare Nostrum Acciaio - 42mm (PAM00716) usa o mesmo movimento do que o modelo pré-Vendôme: o calibre OP XXXIII. A caixa desta edição especial de 1000 unidades também contém uma surpresa para o coleccionador, que lembra o modelo vintage.

Trata-se de uma poderosa proposta da Panerai, já que é um cronógrafo extremamente atraente e que traz consigo uma aura misteriosa, que ajuda a dar-lhe ainda mais significado.




Na pele

A Swatch aposta forte na sua colecção mais fina. Chamou-lhe Skin e o nome diz tudo. São onze modelos com dois tamanhos de caixa. O novo visual Skin é simples e elegante, apostando que seja fácil de utilizar. Apresenta uma inovadora caixa de injecção dupla com um efeito ondulado em dois tons. Do Skinskin, modelo subtil de cor "nude", até ao atractivo monocromático preto e branco do Skinnoir, todos os modelos apresentam um elemento ondulado, assim como uma coroa com um novo design. Esta colecção versátil encontra-se disponível nos tamanhos regular e grande, todos eles tão leves que garantem um sentimento de liberdade e movimento ao nosso pulso. Esta colecção tem como base o sentimento de movimento e de auto-expressão. Daí que a colecção Skin surja aliada a um conceito designado "#YourMove", desenvolvida ao longo de dois meses por uma equipa de compositores, coreógrafos e dançarinos, e que reinventaram a colecção Skin e o conceito "#YourMove" através da linguagem da dança, combinando movimentos humanos com projecções virtuais. A colecção é bastante atractiva e despretensiosa, muito própria para estes dias de sol que chegaram e se vão manter durante meses. E enquadra-se dentro do espírito da Swatch, criando produtos que se adaptam aos tempos actuais. 





A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub