Weekend Alta relojoaria: Segundos saltitantes

Alta relojoaria: Segundos saltitantes

O Richard Lange Jumping Seconds presta homenagem aos relógios de observação científica e coloca o foco na mais pequena das três principais unidades de medida do tempo.
Alta relojoaria: Segundos saltitantes
Fernando Sobral 28 de outubro de 2017 às 14:00
A A. Lange & Söhne é conhecida pela sobriedade dos seus relógios. E é isso que encontramos neste Richard Lange Jumping Sessions, que surge numa nova versão em ouro rosa com mostrador regulador. Com uma combinação única de segundos saltantes, escape de força constante, mecanismo Zero-Reset e muito visível disposição do tipo regulador no mostrador, este relógio tem uma forte identidade.

O modelo em platina, que fez a sua estreia no ano passado, reaparece agora complementado por uma segunda versão em ouro rosa, igualmente limitada a 100 exemplares. A subdivisão de uma hora em 60 minutos com 60 segundos cada remonta há 1000 anos. Depois, há cerca de 400 anos, surgiu o primeiro relógio com ponteiro de segundos. Estabelecendo um novo padrão na contagem do tempo.

O Richard Lange Jumping Seconds presta homenagem aos relógios de observação científica e coloca o foco na mais pequena das três principais unidades de medida do tempo. E esse enfoque pode e deve ser literalmente interpretado. Em 60 incrementos por minuto, o ponteiro azulado dos segundos avança ao longo do círculo superior, que é o maior entre os três que compõem o puro mostrador de tipo regulador.

A cadência é definida por um escape de força constante de um segundo que serve dois propósitos particulares. Por um lado, transmite o impulso que faz o ponteiro dos segundos saltar; por outro lado, assegura uma distribuição sempre uniforme de potência ao longo do arco das suas 42 horas de reserva de corda. Uma pequena indicação na intersecção dos três círculos do tempo dá a saber ao utilizador quando é que está na altura de voltar a dar corda ao relógio: passa a vermelho 10 horas antes do limite.

A função do escape de força constante pode ser devidamente observada de perto através do fundo transparente em vidro de safira. A abertura mostra como a mola do escape de força constante recebe energia fresca do tambor da mola principal a cada segundo, para depois abastecer de potência o escape à mesma cadência. Logo por baixo, e sob um suporte de rubi, está situada uma estrela ligada à árvore da quarta roda que controla a sequência dos segundos saltantes. 

O mecanismo Zero-Reset também se pode apreciar com facilidade. Quando a coroa é puxada, trava o balanço e instantaneamente propulsiona o ponteiro dos segundos para a posição zero. Isso permite ao relógio ser precisa e convenientemente sincronizado com um qualquer sinal horário ou instrumento do tempo controlado por rádio. Uma embraiagem multidisco estabiliza fiavelmente o comprido ponteiro dos segundos através dos processos de aceleração e travagem, de modo que fique assegurada uma perfeita legibilidade do tempo a cada segundo que passa. Um relógio muito elegante, fiel aos padrões da marca.


Horas Certas

Design

Os relógios da Gucci bebem no ADN da marca: cruzam-se com os conceitos de joalharia e acessórios da marca, criando uma envolvência global para a simbologia da marca. Agora, a Gucci Timepieces enriqueceu a sua colecção G-Timeless com uma variedade de novos estilos. As mais recentes versões revelam novas silhuetas e cores. O relógio G-Timeless Slim está agora disponível em dois novos e femininos tamanhos (29 mm e 36 mm). Cintilantes em diferentes tons de madrepérola, os mostradores são adornados pelos novos indexes característicos da Gucci, que exibem delicadas abelhas, estrelas e corações. O G-Timeless Slim também está disponível em versões automáticas, os mostradores exibem os característicos indexes, realçados por uma roseta "guilloché".

O fundo transparente da caixa de 40 mm revela o movimento e a gravação da característica abelha Gucci na massa oscilante. Cada modelo é dotado de uma clássica pulseira flexível em malha ou de uma bracelete em pele de vitela. Disponíveis em dois tamanhos de 27 mm ou 38 mm, os modelos com a característica pele Gucci exibem diversas variações de cor. A abelha e o logótipo Gucci encontram-se posicionados às 12 horas. Um outro novo design, também especial, é a versão quartzo com fase da Lua, disponível em dois tamanhos: 36 mm e 40 mm. Com uma bracelete em pele exótica, o design revela uma notável atenção ao pormenor. Os característicos indexes são acompanhados por estrelas e planetas e por um disco da fase da Lua, numa variedade de cores, realçadas pelo mostrador preto. Também um relógio com movimento automático e função GMT (40 mm) junta-se à colecção G-Timeless.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub