Weekend Fethiye e Ölüdeniz: Para parar, contemplar e não esquecer

Fethiye e Ölüdeniz: Para parar, contemplar e não esquecer

Longe das massas de Antalya, em Ölüdeniz vai encontrar a lagoa azul, aclamada por muitos como a praia mais bonita da Turquia. Nesta costa pode ver tartarugas a desovar e terá momentos de puro relaxamento e paz no meio da natureza. Sem grandes confusões.
Fethiye e Ölüdeniz: Para parar, contemplar e não esquecer
Vanda Cipriano 20 de agosto de 2017 às 10:00
Apresentada como a praia mais bonita da Turquia, a Lagoa Azul (Blue Lagoon), em Ölüdeniz, faz jus à fama e isso é perceptível assim que se começa a descer em direcção ao areal, situado numa área de reserva nacional, na qual a construção é estritamente proibida. E ainda bem. Só assim consegue estar esticado numa espreguiçadeira em tranquilidade e a viver momentos de comunhão com a natureza e o mar.

Um conselho de quem já andou por ali: mesmo que tenha outros locais da zona para explorar - e terá certamente -, não arrisque ficar apenas um dia em Ölüdeniz. As probabilidades de se arrepender são grandes. A praia pede descanso e longos mergulhos numa água tépida, cristalina, mas com um azul turquesa difícil de esquecer e dos mais intensos que já vimos.

A aumentar de fama desde 1990, e com um número crescente de turistas todo o ano, ainda é possível desfrutar da zona, passear da praia para a lagoa - separadas por uma língua de areia - sem grandes atropelos. Longe da fama de Antalya, Ölüdeniz, cidade situada a 14 quilómetros de Fethiye, promete praias de qualidade, sem resorts de luxo a amontoarem-se na primeira linha em frente ao mar. A Lagoa Azul, onde os mares Aegean e Mediterrâneo se abraçam, e onde o céu colorido por parapentes domina na parte da tarde, é talvez a mais conhecida, mas há outras, como a do Vale das Borboletas - acessível de barco - ou a ilha de St. Nicholas. Qualquer uma destas opções pede tempo e oferece a garantia de alma cheia ao final do dia.


Fethiye é diferente. Não tem o encanto e romantismo da Lagoa Azul ou até de Ölüdeniz, mas tem um charme próprio. Com uma linha costeira grande, bons restaurantes e um ar mais veraneante - com lojinhas onde pode comprar roupa, sapatos e artesanato -, tem um atractivo especial para os amantes da vida marinha. É na praia de Calis, onde o pôr-do-sol tem uma tonalidade quente, que as tartarugas desovam. Os avisos sucedem-se aos turistas e, dependendo das alturas do ano, pode ver os ovos protegidos por redes, de forma a que não sejam pisados.

Seja qual for a escolha, terá de ser um amante de praia para viajar até esta zona do sudoeste da Turquia, mas não "apenas" isso. A parte cultural de Fethiye é grande e a cidade surpreende qualquer um pela limpeza: dificilmente verá lixo caído nas ruas de uma cidade com jardins bonitos e bem cuidados. De um lado o mar, do outro a montanha onde está a vila de Kayaköy, com as suas casas abandonadas de pedra, que no passado formaram a cidade grega de Levissi. Aliás, hoje existe ali um memorial cooperação e paz entre Turquia e Grécia. A não perder. Por todos os motivos.


Como ir

O aeroporto que serve Fethiye e Ölüdeniz é o de Dalaman, cidade situada a cerca de uma hora e onde pode chegar através de ligações aéreas da Pegasus, companhia de baixo custo da Turquia. Outra opção é viajar de autocarro desde cidades com expressão, como são os casos de Ankara, Istambul, Izmir ou Antalya, mas lembre-se que o tempo gasto também é dinheiro. Assim como o cansaço.

Onde ficar

Em Ölüdeniz, tem algumas opções, relativamente acessíveis quando comparadas com unidades hoteleiras da Europa. Um hotel de quatro ou cinco estrelas nesta cidade pode custar, nesta altura, uma diária de 50/60 euros. Em Fethiye, os preços baixam consideravelmente. Se quiser visitar as duas, fique a saber que as cidades são ligadas por autocarro várias vezes ao dia.

Indicações úteis

Esta é uma zona menos explorada na Turquia do que, por exemplo, Antalya, onde a oferta de resorts com sistema de "tudo incluído" é imensa. As melhores alturas para viajar para esta zona, se quiser fazer férias com praia, será entre finais de Abril e Outubro, mas a temperatura amena é frequente em meses como Novembro ou Março (20 a 23 graus). O inglês é falado pela maioria dos habitantes e a moeda local é a lira turca. 1€: 4,15 TRY.





A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar