Weekend No mundo de Van Gogh

No mundo de Van Gogh

A Cordoaria Nacional recebe a exposição “Van Gogh Alive – The Experience”, onde o visitante entra literalmente nas obras do pintor holandês.
No mundo de Van Gogh
Mais de 3 mil imagens em grandes dimensões e em alta-definição permitem ver ao detalhe as obras do pintor holandês, no seu período mais produtivo.
Filipa Lino 22 de julho de 2017 às 09:00
Esta não é uma exposição comum. É um salto no tempo. Talvez seja o vislumbrar daquilo em que se vão transformar os museus daqui a alguns anos. Em "Van Gogh Alive - The Experience", que está no Torreão Poente da Cordoaria Nacional, os visitantes podem mergulhar com os sentidos nas obras do pintor pós-impressionista holandês, em particular no período de 1880 a 1890, época em que viveu em Arles, Saint Rémy e Auvers-sur-Oise, criando as suas obras mais icónicas. Entre elas, estão "Noite Estrelada" (1889), "Doze Girassóis numa Jarra" (1888) e "Quarto em Arles", (1888).


A mostra faz uma combinação de arte, cultura, ciência e História, recorrendo às novas tecnologias. Os quadros de Vincent Van Gogh, projectados em grandes dimensões, transformam-se num espectáculo multimédia e permitem ver ao detalhe cada obra. As pinturas ganham vida à medida que os visitantes vão percorrendo o espaço, como se estivessem a caminhar dentro delas e a vivê-las. São mais de três mil imagens em alta-definição que, através da tecnologia SENSORY4™, que combina som, imagens em movimento e qualidade cinematográfica, permitem-nos entrar no mundo criado pelo artista nas suas telas. Ao mesmo tempo, é apresentada informação sobre a vida do pintor e as suas obras.


Vincent Van Gogh é considerado o maior pintor holandês depois de Rembrandt, com várias obras entre as mais caras do mundo. Ironicamente, em vida vendeu apenas uma pintura - "A Vinha Encarnada" (1888). Morreu a 29 de Julho de 1890, com 37 anos de idade, na miséria. Só depois da sua morte lhe foi reconhecido talento e passou a constar na galeria dos pintores famosos e marcantes para a pintura.

"Van Gogh Alive - The Experience" já passou por algumas das grandes cidades mundiais. Agora chegou a vez de Lisboa. A exposição está na Cordoaria Nacional até ao final de Agosto. Abre as portas diariamente das 10h00 às 20h00.





A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub