C-Studio Crédito Agrícola premeia empreendedorismo e inovação
C-Studio i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Crédito Agrícola premeia empreendedorismo e inovação

A missão deste prémio é promover o que de melhor se faz no setor agrícola, agroalimentar e florestal. As candidaturas para a edição deste ano estão abertas.
Crédito Agrícola premeia empreendedorismo e inovação

Uma rápida análise ao setor agrícola, agroalimentar e florestal permite concluir que são atividades com uma grande relevância económica e social, dado o seu importante contributo para o PIB, para o emprego e para a fixação de população em todo o território nacional.

Se procedermos a uma análise da cadeia alimentar, da produção primária à comercialização, ficará surpreendido quem, nos últimos anos, não acompanhou o investimento, o desenvolvimento, a inovação e a internacionalização destes setores. No ano passado (2018), as exportações da indústria alimentar e das bebidas valeram 5.016 milhões de euros, mais 151 milhões de euros do que no ano anterior. Trata-se do valor mais alto de sempre. Em 2018, as vendas do setor alimentar e das bebidas para o estrangeiro representaram 8,66% das exportações portuguesas. Espanha foi o país que se voltou a destacar, representando cerca de 25% das vendas da indústria para o exterior. O mercado francês valeu cerca de 9% e o brasileiro 6%. No que respeita às categorias de produtos, continuam a destacar-se o azeite, o leite e produtos lácteos e o vinho.

Por seu lado, em 2017, a fileira da floresta representou 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 10% das exportações de bens da economia nacional, sendo responsável por 70 mil postos de trabalho diretos. Do ponto de vista de transações para o mercado internacional de produtos florestais e de base florestal, os mais importantes são o papel e cartão, a pasta de papel, a cortiça, a madeira e produtos de resina e mobiliário.

A melhoria da atividade no setor agrícola, agroalimentar e florestal deve-se ao grande esforço que a iniciativa privada está a fazer, reforçando a sua organização e desenhando diferentes estratégias, com um particular destaque para o da investigação e da internacionalização. É importante para o país a introdução de inovação, diferenciação e reforçar, neste setor, a internacionalização do conhecimento, de tecnologias e de serviços.

Apoiar o setor produtivo

O Crédito Agrícola é uma das entidades que continuam firmes na sua intenção de ser um elemento ativo na valorização e promoção da inovação e da cooperação no setor agrícola, identificando, divulgando e premiando a inovação nos setores da agricultura, agroalimentar e da floresta. Estes são os objetivos principais do Prémio Empreendedorismo e Inovação, que o Crédito Agrícola promove pelo sexto ano consecutivo.

Com o propósito de promover a cultura de empreendedorismo e inovação, e premiar quem investe em projetos para a agricultura, a agroindústria e a floresta, o Prémio do Crédito Agrícola inclui, nesta 6ª edição, três categorias (Produção, Transformação e Comercialização; Desenvolvimento Rural; Jovem Empresário Rural) e duas distinções (Inovação em Parceria: Grupos Operacionais; Projeto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola).

A edição deste ano teve a sua apresentação no passado dia 27 de abril, na Ovibeja. As inscrições no Prémio estão disponíveis até às 18h00 do próximo dia 26 de julho de 2019. São cinco prémios de 5 mil euros cada um. Pode fazer aqui a sua inscrição.

Estes prémios contam com a colaboração da Inovisa – Associação para a Inovação e o Desenvolvimento Empresarial, do Ministério da Agricultura e com a Rede Rural Nacional e contam com um júri altamente qualificado e representativo do setor.

Candidate-se e seja um dos premiados. Na edição de 2018, houve 12 finalistas e estes foram os vencedores.




Produção e Transformação (2018)

SOILIFE

Processo sustentável para reduzir a fitotoxicidade do bagaço de azeitona – um subproduto da produção de azeite – fornecendo ao mesmo tempo um substrato para a agricultura.

Comercialização e Internacionalização (2018)

Noocity

Vaso subirrigado com sistema de rega e fertilização automática. Permite um aumento da produtividade até 50% quando comparado com outros sistemas de jardinagem e economiza até 80% do consumo de água.

Desenvolvimento Rural (2018)

INFORMAT – Intelligent Forest Management Technologies

Robôs semiautónomos para limpeza do mato e criação de faixas de gestão biocombustível, apoiando a prevenção de incêndios rurais.

Inovação em Consórcio: Grupos Operacionais (2018)

MaisSolo

Desenvolvimento e aplicação de tecnologias alternativas à luta química para melhoria da proteção das culturas face a problemas fitossanitários resultantes do ataque de organismos presentes no solo.

Projeto Promovido por Associados CA (2018)

Lhana

Sabonetes esfoliantes 100% naturais e biológicos, revestidos com lã Churra Galega Mirandesa, raça autóctone em vias de extinção do Planalto Mirandês.

Partilhar

Marketing Automation certified by E-GOI