Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Alemanha: Se Portugal precisar de mais ajuda “estamos prontos para falar do assunto”

Michael Meister, vice-presidente do grupo parlamentar da CDU alemã, defende que o país está disponível para “falar” caso Portugal precise de mais ajuda após a conclusão do programa de assistência financeira. Meister numa específica se está a referir-se a um programa cautelar ou a um segundo resgate.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 30 de Setembro de 2013 às 14:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • 21
  • ...

Se, após a conclusão do programa de assistência financeira em meados de 2014, Portugal precisar de mais ajuda a Alemanha está disponível para discutir a questão. A afirmação é de Michael Meister, vice-presidente do grupo parlamentar da CDU, o partido da Chanceler Angela Merkel, numa entrevista telefónica à Bloomberg realizada no dia 27 de Setembro – antes das eleições autárquicas em Portugal – e revelada esta segunda-feira.

 

“Portugal, de acordo com a minha percepção, empreendeu grandes esforços políticos – tanto no sentido de melhorar a competitividade como no sentido de melhorar a consolidação orçamental”, afirmou Meister acrescentando que “se mais assistência for necessária além do programa [de assistência financeira que termina em 2014], então devemos estar prontos para falar sobre isso”.

 

Apesar de assumir que pode vir a existir um debate sobre uma nova ajuda a Portugal, o vice-presidente do grupo parlamentar de Merkel não detalhou sobre que tipo de programa estava a falar: se de um programa cautelar – que há muito já vêm sendo falado para Portugal –se de um segundo resgate – uma hipótese pode ganhar forma.

 

No passado Sábado, dia 26 de Setembro, o jornal Público avançava que a Bruxelas estava já a preparar um segundo resgate para Portugal, o que foi entretanto desmentido pelas autoridades europeias.

 

Ver comentários
Saber mais Michael Meister vice-presidente do grupo parlamentar da CDU
Outras Notícias