Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE compra obrigações de Espanha e de Itália

O Banco Central Europeu está a comprar obrigações de Espanha e de Itália no mercado secundário para conter a subida dos juros da dívida pública.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 07 de Outubro de 2011 às 11:56
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A notícia é avançada pelo Bloomberg que confirmou a compra de obrigações de Itália junto de quatro fontes próximas da operação.

Já a compra de obrigações espanholas foi confirmada junto de quatro fontes próximas do Banco Central Europeu (BCE), segundo a agência noticiosa.

Apesar de o BCE estar no mercado secundário os juros implícitos na dívida dos dois países estão em alta.

A taxa de juro das obrigações emitidas por Roma sobe 2,6 pontos base para 4,135% na dívida a dois anos, enquanto na dívida a cinco anos os juros ascendem 5,3 pontos base para 5,127%. No prazo de 10 anos, os juros apreciam 9,7 pontos base para 5,550%.

Em Espanha, a subida dos juros é menos acentuada. A "yield" da dívida a dois anos aprecia 1,2 pontos base para 3,386%. Nas obrigações a 10 anos os juros declinam 0,9 pontos base para 5,002%.

A taxa de juro implícita dos títulos de dívida movimenta-se em sentido inverso aos preços, uma vez que quanto menor o preço, maior é o desconto a que o título pode ser comprado. Daqui resulta que um investidor mais relutante em estar exposto ao risco da dívida de um determinado país vai exigir um juro mais elevado, ou seja, só estará disposto a comprar os activos se beneficiar de um desconto mais maior.

Questionado pela Bloomberg, o BCE não comentou a notícia em que dava conta da compra de obrigações no mercado secundário, tendo recordado que a autoridade monetária publica, semanalmente, os dados de compra de obrigações.

Ver comentários
Saber mais BCE juro dívida mercado secundário obrigações obrigação yield
Outras Notícias