Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas confirma aumento do empréstimo português em 3 a 4 mil milhões de euros

A Comissão Europeia confirmou hoje que o empréstimo português deverá ser aumentado em "três a quatro mil milhões de euros", devido a alterações cambiais e nos empréstimos concedidos pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

Lusa 11 de Janeiro de 2013 às 11:38

O Jornal de Negócios noticia na sua edição de hoje que Portugal vai receber "mais três a quatro mil milhões [de euros] da ´troika'", elevando o empréstimo "para 81 a 82 mil milhões de euros", uma informação que foi confirmada à Lusa pelo porta-voz da Comissão Europeia para os Assuntos Económicos e financeiros, Simon O'Connor.

 

Segundo Simon O'Connor, a alteração no valor do empréstimo, que inicialmente totalizava 78 mil milhões de euros, deve-se a "flutuações na taxa de câmbio SDR [cabaz de moedas usado pelo Fundo Monetário Internacional nos empréstimos] e as mudanças nos empréstimos concedidos pelo FEEF".

 

Tendo em conta estas alterações, acrescenta o porta-voz da "Comissão Barroso", "Portugal pode esperar receber mais três a quatro mil milhões de euros do que estava inicialmente previsto no plano de 2011, sem condicionalidade extra".

 

O empréstimo inicial a Portugal incluía 26 mil milhões de euros do FMI, 26 mil milhões de euros do Mecanismo Europeu de Estabilidade e 26 mil milhões de euros do FEEF.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio