Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sócrates acusa Governo de ter começado logo a alterar memorando - verdade?

Verdadeiro ou falso? O Negócios confronta declarações de José Sócrates com factos e números.

João Miguel Rodrigues/Correio da Manhã
Maria João Babo mbabo@negocios.pt 27 de Março de 2013 às 22:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

22H02

Mal entrou, o Governo começou logo a alterá-lo [memorando com a troika]. Três meses depois já queria aplicar uma taxa de 50% no 13º mês. 

 

Nem foram precisos três meses. Menos de um mês depois de tomar posse, o actual Governo anunciou a criação de uma sobretaxa extraordinária através de uma retenção de 50% do subsídio de Natal.

 

Este foi um dos exemplos usados por José Sócrates, na entrevista à RTP, para acusar o Governo de Passos Coelho de não ter aplicado o memorando assinado ainda por si com a troika e ter começado desde o primeiro momento a alterá-lo.

 

“A decisão de alterar o memorando, de ir além da troika, foi decisão do Governo”, disse Sócrates, referindo que do documento que assinou não constava ao corte do 13º mês, nem o aumento do IVA para taxa máxima, nem o aumento do IVA na electricidade.

 

Depois do Governo ter tomado posse em Junho de 2011, a criação da sobretaxa foi anunciada em Julho por Vítor Gaspar que, então, a considerou "extraordinária, universal e respeita a equidade social na austeridade".

Ver comentários
Saber mais Jóse Sócrates memorando de entendimento
Outras Notícias