Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Estado vai pagar primeiro aos credores mais antigos

Relatório de estratégia de pagamento de dívidas em atraso há mais de 90 dias será publicado em breve.

Alexandra Noronha anoronha@negocios.pt 20 de Abril de 2012 às 10:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O Estado vai começar por regularizar as dívidas que tem com os credores mais antigos, no âmbito do programa de regularização dos montantes vencidos há mais de 90 dias.

Segundo a resolução de Conselho de Ministros que foi hoje publicada em Diário da República, “no que respeita à regularização dos pagamentos em atraso dever-se-á ter em conta os seguintes critérios: a prioridade na regularização dos compromissos em atraso deve aumentar com a maturidade, ou seja, os pagamentos em atraso há mais tempo devem ser pagos em primeiro lugar; a eventual existência de custos associados aos pagamentos em atraso, como é o caso dos juros de mora; o risco de litigância jurídica contra entidades públicas que possa acarretar custos acrescidos para o Estado e as consequências económicas e sociais que possam decorrer da não regularização dos pagamentos, nomeadamente o eventual risco de continuidade da actividade e do fornecimento dos bens ou serviços”.

O Estado compromete-se a aprovar um relatório denominado “estratégia para a redução dos pagamentos em atraso há mais de 90 dias”, e que será divulgado no sítio do Ministério das Finanças, no Portal do Governo.

O diploma recorda que o sector público alargado (incluindo Administração Pública e Hospitais E.P.E.) atingia no fonal de 2011 5.338 milhões de euros. A resolução recorda ainda que “ficou acordado [com a troika] que o pagamento de 1500 milhões de euros no subsector da saúde estaria condicionado pela apresentação de uma estratégia de redução dos pagamentos em atraso há mais de 90 dias”.

Ver comentários
Saber mais Sector público hospitais dívidas Estado credor
Outras Notícias