Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Gaspar anuncia nova fase do ajustamento, em que a prioridade será o investimento

O ministro das Finanças surgiu no Parlamento com um discurso diferente face a intervenções anteriores, falando de uma nova fase no programa de ajustamento, em que o Governo dará prioridade à recuperação do investimento.

Nuno Aguiar naguiar@negocios.pt 20 de Fevereiro de 2013 às 11:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Vítor Gaspar sublinhou "a singularidade do sétimo exame regular" que começará no final deste mês, referindo que "marca o princípio do fim da assistência oficial a Portugal" e uma "transição entre a urgência do ajustamento e a prioridade da estabilidade, crescimento e emprego".

 

O ministro explicou que está ultrapassada a fase da "correcção urgente dos desequilíbrios macroeconómicos", que o sistema bancário está mais estável e as reformas estruturais estão a avançar a bom ritmo. "Só com acção e política firmes foi possível mostrar uma vontade inequívoca de cumprir o programa", lembrou, explicando que isso permitiu o regresso de Portugal ao mercado de obrigações.

 

"Em 2013, criaremos as condições para o investimento e a actividade económica. Nesta nova fase, a prioridade do governo é relançar o investimento e será o tema central do novo exame regular", sublinhou Gaspar, dizendo esperar que "medidas fiscais para incentivar o novo investimento com impacto ainda este ano, atenuando a queda da procura interna".

Ver comentários
Saber mais Gaspar fase ajustamento investimento
Outras Notícias