Ajuda Externa “Há razões para crer que Portugal não necessitará de um segundo resgate”

“Há razões para crer que Portugal não necessitará de um segundo resgate”

Presidente da República diz que o Orçamento de Estado para 2014 é “um instrumento da maior relevância” no objectivo do País de concluir com sucesso o programa de ajustamento.
“Há razões para crer que Portugal não necessitará de um segundo resgate”
Miguel Baltazar
Paulo Moutinho 01 de janeiro de 2014 às 21:00

Cavaco Silva está confiante que Portugal concluirá com sucesso o programa de ajustamento, que termina em Maio. Na tradicional mensagem de Ano Novo, o Presidente da República afirmou que “há razões para crer que Portugal não necessitará de um segundo resgate”, aproveitando, no entanto, para explicar aos portugueses que um “programa cautelar é uma realidade diferente”.

 

“Um novo programa de assistência financeira, geralmente designado por ‘segundo resgate’, significaria a continuação da política de austeridade e a deterioração da credibilidade e da imagem de Portugal”, disse Cavaco Silva. “Seria elevado o risco de regredirmos para uma situação mais gravosa do que aquela em que actualmente nos encontramos”, rematou na habitual mensagem de Ano Novo.

 

“Há razões para crer que Portugal não necessitará de um segundo resgate”, destacou o Presidente da República, deixando em aberto a possibilidade do País aceder a um programa cautelar (ao contrário do que fez a Irlanda). “Um programa cautelar é uma realidade diferente. Temos razões para contar com o apoio dos nossos parceiros europeus no acesso aos mercados financeiros”, rematou.

 

Cavaco Silva lembrou que em Maio deste ano chega ao fim o Programa de Assistência Financeira, passando Portugal a depender dos mercados para se financiar. “O acesso aos mercados de financiamento externo, a taxas de juro razoáveis, exige que a conclusão do programa de ajustamento seja feita com sucesso”, algo que, acredita, será possível. “Este é um objectivo fulcral que tem no Orçamento de Estado para 2014 um instrumento da maior relevância”, nota.

 

 

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI