Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Maratona negocial entre troika e Atenas pode durar até terça-feira (act)

As negociações entre a troika e o governo grego, para desbloquear o envio da sexta tranche da ajuda ao país, podem decorrer até amanhã.

Negócios negocios@negocios.pt 19 de Setembro de 2011 às 18:29
O ministro das Finanças, Evangelos Venizelos iniciou esta tarde uma conferência telefónica com os responsáveis da União Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), que será fundamental para desbloquear o envio para Atenas de uma nova tranche da ajuda internacional.

De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças grego, citado pela Bloomberg, as negociações podem durar até amanhã de manhã. O Governo helénico diz também que as negociações podem ter que ser retomadas mais tarde amanhã, isto caso a maratona negociar que está a decorrer nesta altura não seja conclusiva nesta aprimeira ronda, que só deve terminar de madrugada.

Segundo a mesma fonte, na “conference call” estão também presentes George Zanias, economista, e Elias Plaskovitis, o secretário-geral do Ministério. Antes o Ministério das Finanças tinha já avisado que não haveria lugar a declarações nem anúncios de medidas depois da reunião entre Atenas e a troika.

O atraso no plano de privatizações da Grécia terá como consequência o incumprimento do país, afirmou hoje o representante permanente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Atenas, Bob Traa, que apelou à acção rápida por parte do Estado grego.
Em Bruxelas, a Comissão Europeia garantiu que não pediu a Atenas mais medidas de austeridade para pagar a 'sexta' tranche do resgate à Grécia.

A imprensa grega refere hoje que a União Europeia e o FMI fizeram 15 exigências a Atenas, entre as quais o despedimento de 100 mil funcionários públicos até 2015, o congelamento das pensões e dos salários e o encerramento e a fusão de organismos estatais.


Ver comentários
Saber mais Grécia troika declaração tranche
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio