Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Passos: "Se Portugal cumprir as metas poderá recuperar a credibilidade"

BBC Radio transmitiu esta segunda-feira uma reportagem sobre a austeridade em Portugal, onde questiona: estará a resultar?

Milhares de pessoas protestaram em Lisboa contra a austeridade
Rita Faria afaria@negocios.pt 10 de Dezembro de 2012 às 15:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

“Se Portugal for capaz de cumprir as metas e os objectivos do seu programa de ajustamento, poderá recuperar a credibilidade junto dos cidadãos e dos mercados”, afirma Passos Coelho, na reportagem exibida esta segunda-feira pela BBC Radio.

O primeiro-ministro sublinha que “tem de haver austeridade, não há outra forma”.

Mas não haverá, na verdade, outra forma? A política de austeridade está a resultar em Portugal? São precisamente essas as questões levantadas pela BBC Radio, que transmitiu hoje a primeira de várias reportagens realizadas em Lisboa, sobre os resultados da política de austeridade imposta à economia portuguesa.

A BBC refere que o País está a implementar “reformas radicais de austeridade”, e que há “cada vez mais pessoas que questionam todo o processo”. O primeiro-ministro “está prestes a introduzir o maior aumento de impostos da história do país”, anuncia a BBC, combinado com uma redução da despesa pública e a implementação de um “programa de reformas estruturais para tornar a economia mais competitividade”.

“Será que o primeiro-ministro está certo? A austeridade está a funcionar em Portugal? O FMI sugeriu recentemente que o impacto da austeridade na capacidade do país para crescer poderá ter sido sistematicamente subestimado e o amplo consenso político a favor do programa de resgate está agora dividido”, frisa a estação inglesa.

A reportagem da BBC acompanhou ainda uma manifestação contra a austeridade nas ruas de Lisboa, e lembrou o aumento da emigração de jovens qualificados. “O próximo ano será crucial para o país e para a credibilidade das politicas económicas que foram prescritas pelos parceiros internacionais”, vaticina a BBC.

Ver comentários
Saber mais austeridade Portugal BBC Radio Passos Coelho
Mais lidas
Outras Notícias