Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal conseguiu “pela primeira vez em 40 anos” um excedente face ao exterior

Passos Coelho disse ser “motivo de grande satisfação” que Portugal tenha conseguido equilibrar a capacidade de financiamento face ao exterior. Era algo que não acontecia há 40 anos, lembrou.

Bruno Simão
Negócios 26 de Junho de 2013 às 17:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 14
  • ...

“Ainda é cedo para deitar foguetes, mas pela primeira vez, o País teve uma posição excedentária face ao exterior em conta corrente. Em termos de conta corrente, foi a primeira vez em dezenas de anos que Portugal conseguiu uma posição excedentária sobre o exterior”, destacou Passos Coelho.

 

“Em matéria excedentes sobre o exterior em capacidade de financiamento, este dado é crucial para que possamos encarar o nosso regresso a financiamento normal de mercado, e fechar o programa de ajustamento sem necessitar de um segundo resgate”, sublinhou o primeiro-ministro, durante o debate quinzenal desta tarde.

 

Para o primeiro-ministro, “este dado reflecte um resultado da maior relevância para o País, numa altura em que só se enfatizam os aspectos negativos”. “Esta circunstância significa que os sacrifícios que os portugueses e as empresas têm vindo a fazer está a ser bem sucedido”, congratulou-se.

 

Passos Coelho lembrou que “da mesma maneira que em 40 anos nunca tivemos excedente orçamental”, pelo que, por consequência, se contribuiu para “aumentar a dívida sobre o exterior”, isso “terá de mudar para o futuro”. De outra forma, “a nossa presença na Zona Euro não é sustentável”, avisou o chefe de Governo.

Ver comentários
Saber mais Passos Coelho
Outras Notícias