Ajuda Externa Schäuble avisa que Portugal tem de tomar mais medidas depois de veto do TC

Schäuble avisa que Portugal tem de tomar mais medidas depois de veto do TC

Ministro alemão das Finanças indica que, apesar dos esforços que o País tem feito, é necessário implementar mais medidas que compensem a decisão do Tribunal Constitucional, de que havia normas inconstitucionais no Orçamento do Estado para 2013.
Schäuble avisa que Portugal tem de tomar mais medidas depois de veto do TC
Diogo Cavaleiro 08 de abril de 2013 às 08:50

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, avisou, numa entrevista a uma rádio alemã, que Portugal precisa de implementar novas medidas para compensar aquelas que foram alvo de um travão por parte do Tribunal Constitucional.

 

“Portugal tem feito um enorme progresso nos últimos anos, Portugal está no caminho para reconquistar o acesso aos mercados financeiros mas Portugal precisa, e o Governo já o disse, de tomar novas medidas depois da decisão do Tribunal Constitucional”, afirmou o líder da pasta germânica das Finanças à Bayerischer Rundfunk, citado pela Bloomberg.

 

Já ontem Pedro Passos Coelho anunciou que iria ter de implementar novas medidas para compensar as quatro normas do Orçamento do Estado para 2013 que foram chumbadas pelo Constitucional na passada sexta-feira. As medidas chumbadas pelo TC têm um valor estimado de 1,3 mil milhões de euros. Adiantando que não vai aumentar impostos, o Governo português vai cortar despesas em áreas como a Saúde, Educação, Segurança Social e em empresas públicas.

 

Essas medidas serão, depois, “examinadas pela Comissão Europeia e pelo conselho dos ministros das Finanças [Eurogrupo]”, acrescentou o político alemão na entrevista.

 

A Comissão Europeia manifestou ontem a sua confiança na capacidade do Executivo liderado por Passos Coelho em encontrar “rapidamente” tais medidas, “de forma a respeitar a meta orçamental revista, conforme foi pedido pelo Governo Português e apoiado pela 'troika' na sétima revisão do programa”.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI