Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble: Alemanha não vai pressionar países da UE a aderir à união orçamental

O ministro das Finanças alemão disse que não vai pressionar países da União Europeia a aderir à união orçamental que idealiza para que os países da Zona Euro ultrapassem a crise actual. Mas aqueles que quiserem aderir não serão excluídos, reforçou.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 15:49
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A Europa tem, "repetidamente dado passos que alguns de nós têm defendido", lembrou o ministro das Finanças do governo de coligação liderado por Angela Merkel.

Mas "claro que, com tudo o que estamos a fazer" para combater a crise do euro, "temos de nos certificar que a diferença entre os 17 [países da Zona Euro] e os 10 [restantes 10 países da União Europeia] não fica maior", acrescentou.

O ministro alemão defendeu assim uma maior integração entre os países da União Europeia, ressalvando que não vai pressionar os países que não queiram aderir aos mecanismos que vão aumentar o controlo sobre as finanças de países menos disciplinados do ponto de vista orçamental.

Para o responsável, é importante não aumentar ainda mais, o lapso de integração entre os países do euro e aqueles que não aderiram à moeda única.

"Queremos propor com muita clareza que tudo aquilo que fizermos em termos de alterações aos tratados, fazemos a 27", explicou Schäuble. "Países não-membros do euro são convidados a tomar parte" nas alterações, disse, reiterando que os países da Zona Euro "não são um instrumento para criar uma Europa com duas classes no longo prazo".

Por outro lado, o ministro lembro que os países do euro necessitam de criar uma união orçamental e devem ter poderes de veto sobre as políticas orçamentais de países, individualmente. A União Europeia necessita de recuperar a confiança dos mercados financeiros e estabilizar o euro é um "grande desafio", acrescentou.
Ver comentários
Saber mais Europa crise orçamento Alemanha Finanças Orçamento União Europeia 27 17 Euro moeda
Outras Notícias