Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Venizelos recusa que esteja a ser negociado um aumento da ajuda financeira

O ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, afirmou hoje que não há planos para um aumento do montante do empréstimo da troika.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 19 de Janeiro de 2012 às 12:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Venizelos diz que o montante de 130 mil milhões de euros acordado para o segundo pacote de ajuda externa não está em causa, rejeitando que estejam a ser encetadas negociações que o objectivo de aumentar este valor.

As declarações foram feitas no canal de televisão, Vouli, citadas pela Bloomberg.

A troika acordou emprestar 130 mil milhões de euros à Grécia, no segundo programa de resgate, depois de ter sido aprovado, em 2010, um primeiro pacote de ajuda no valor de 110 mil milhões de euros.

Sobre as negociações com os investidores privados, Venizelos disse que estas vão prosseguir hoje, estando confiante de que haverá uma participação de 100% destes investidores.

“Estão a ser encetadas negociações criticas com os representantes do sector privado” para se perceber “como podem participar” de forma “radical e corajosa”, mas “também de forma voluntária” num programa de dívida sustentável “a longo prazo”, afirmou o ministro das Finanças perante o Parlamento, citado pela Blomberg.

“Deve ser voluntária e uma participação a 100%”, acrescentou.

Em causa estão as negociações que estão a ser levadas a cabo pela Grécia com os investidores privados sobre o valor que estes últimos vão “perdoar” de dívida a Atenas. Inicialmente falou-se de 50% e posteriormente apontou-se para 75%, uma vez que os 50% não deveriam ser suficientes. Mas estas negociações têm sido rodeadas de impasses e são fundamentais para que a Grécia consiga receber mais dinheiro da troika e superar a crise em que se encontra.

A chanceler alemã, Angela Merkel, já disse mesmo que os investidores privados e Atenas têm de chegar a acordo para que seja desbloqueada a ajuda financeira ao país.

Ver comentários
Saber mais Grécia Atenas ajdua externa troika Evangelos Venizelos
Mais lidas
Outras Notícias