Ambiente Aprovação de acordo de Paris "será vitória enorme" para União Europeia

Aprovação de acordo de Paris "será vitória enorme" para União Europeia

A Comissão Europeia está "muito confiante" na aprovação hoje do acordo de Paris para o clima, o que será uma vitória para a Europa, disse a sua porta-voz.
Aprovação de acordo de Paris "será vitória enorme" para União Europeia
Reuters
Lusa 12 de dezembro de 2015 às 17:24

"Estamos muitos confiantes no facto de que [o texto] vai passar", disse Anna-Kaisa Itkonen, porta-voz da Comissão Europeia.

 

Se a proposta final, que será levada a plenário da ONU ao final da tarde, for aprovada "será uma vitória enorme para a União Europeia", referiu.

 

"O acordo cobre todas os nossos pedidos principais - é ambicioso e equilibrado", justificou Anna-Kaisa Itkonen.

 

"Se for aprovado em plenário, será um acontecimento histórico, o primeiro acordo sobre alterações climáticas universal e vinculativo", salientou.

 

A ministra da Agricultura e Ambiente espanhola já comentou a fase final das negociações e defendeu que a proposta que deverá ser aprovada hoje tem um conteúdo "tremendamente ambicioso" e levará a uma mudança "absolutamente radical" da ação contra o aquecimento global.

 

"O acordo de Paris vai pressupor uma mudança absolutamente radical na luta contra as alterações climáticas" e será "um salto quantitativo e qualitativo enorme" em relação ao protocolo de Quioto, disse Isabel García Tejerina.

 

Também a China, que é o primeiro emissor mundial de gases com efeito de estufa, a Arábia Saudita e a Índia, quarto emissor, já comentaram estar satisfeitos com a proposta de acordo hoje apresentada pela presidência francesa da conferência das Nações Unidas do clima (COP21).

 

A COP21 reuniu durante duas semanas representantes de 195 países mais a União Europeia para chegar a um acordo que reduza as emissões de gases com efeito de estufa para conseguir limitar o aumento da temperatura do planeta e evitar fenómenos extremos, como ondas de calor, secas, cheias e subida do nível do mar.

 

O encerramento da conferência estava previsto para sexta-feira, mas foi necessário prolongar as negociações para hoje, já que não havia ainda consenso acerca do texto de acordo.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI