Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas apoia seis projectos ambientais em Portugal com 14 milhões de euros

A Comissão Europeia irá apoiar com 169,6 milhões de euros 96 projectos no domínio do ambiente, seis dos quais são portugueses. Estes apoios têm lugar no âmbito do programa LIFE, criado em 1992 para financiar o ambiente e a acção climática.

Reuters
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 20 de Novembro de 2015 às 12:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

No âmbito do programa LIFE da Comissão Europeia, que co-financia novos projectos a favor do ambiente, há seis iniciativas em Portugal que vão receber 14 milhões de euros, quatro na área de Ambiente e Eficiência de Recursos (com 4,8 milhões de euros) e dois na área de Natureza e Biodiversidade (com 9,1 milhões de euros).

Os projectos seleccionados são: No Waste, promovido pela universidade de Aveiro; o SWSS, promovido pelo Instituto de Soldadura e Qualidade; o Impetus, desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil; o FLAW4LIFE, promovido pela iniciativa Fruta Feia; o RUPIS, promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; e o LINES, desenvolvido pela Universidade de Évora.

No total, os 51 projectos concebidos no âmbito da área de Ambiente e Eficiência de Recursos "irão mobilizar 103,3 milhões de euros, dos quais 56,2 milhões assegurados pela UE. Os projectos abrangem iniciativas em cinco domínios diferentes: qualidade do ar, ambiente e saúde, utilização racional dos recursos, resíduos e água", pode ler-se na nota publicada esta sexta-feira, 20 de Novembro, pela Comissão Europeia.

Os 39 projectos no segmento de Natureza e Biodiversidade "visam melhorar o estado de conservação das espécies e habitats ameaçados, contribuindo para o objectivo da UE de travar a perda de biodiversidade. Dispõem de um orçamento global de 153,9 milhões de euros, para o qual a UE contribui com 100 milhões de euros".

Por fim, os seis projectos seleccionados na área de Governação e Informação, "destinam-se a aumentar a sensibilização para as questões ambientais. Dispõem de um orçamento global de 7,5 milhões de euros, contribuindo a UE com quase 4,5 milhões de euros", refere a nota.


Os investimentos da Comissão Europeia "abrangem 96 novos projectos, de 21 Estados-Membros, que serão financiados pelo programa LIFE", que "já permitiu financiar mais de 4.000 projectos em toda a UE e em países terceiros, no valor de 7,8 mil milhões de euros, disponibilizando um total de 3,4 milhões de euros para proteger o ambiente e o clima".

Karmenu Vella, comissário responsável pelo Ambiente, os Assuntos Marítimos e a Pesca afirmou neste comunicado que "o dinheiro investido em projectos ambientais é muito bem aplicado" garantiu que a Comissão irá "acompanhar estes projectos com muita atenção" com o objectivo de "partilhar e reproduzir os seus êxitos".

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Ambiente Portugal empresas
Outras Notícias