Ambiente França propõe criação de coligação para incentivar a tarifação do carbono

França propõe criação de coligação para incentivar a tarifação do carbono

A “coligação dos líderes para uma tarifação do carbono” tem como objectivo partilhar experiências públicas bem-sucedidas e mobilizar a sociedade civil num esforço conjunto para "aumentar a utilização do preço do carbono”.
França propõe criação de coligação para incentivar a tarifação do carbono
Reuters
Inês F. Alves 02 de dezembro de 2015 às 16:09

À margem da Cimeira do Clima de Paris, François Hollande, acompanhado por vários Chefes de Estado, pelo Banco Mundial e pelo FMI, assim como de colectividades locais e dirigentes de empresas, propôs a criação de uma "coligação dos líderes para uma tarifação do carbono", informa em comunicado da Embaixada de França.

Em termos práticos, "os membros da coligação adoptaram um plano de acção comum para incentivar a tarifação do carbono, comprometendo-se partilhar as experiências de políticas públicas bem-sucedidas, mobilizar as empresas, e promover o diálogo para aumentar a utilização do preço do carbono", pode ler-se no documento.

O objectivo desta iniciativa é "promover a extensão progressiva da cobertura das emissões mundiais através dos preços do carbono" e não fixar um preço único.

"A tarifação do carbono é uma ferramenta essencial que visa permitir aos actores económicos comprometerem-se decisivamente com a transição para uma economia de baixo carbono e reduzirem o mais eficazmente possível as emissões de gases com efeito de estufa", refere o documento.

 




Notícias Relacionadas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI