Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo investe nove milhões para combate às cheias e inundações no norte

Os projectos serão apresentados publicamente na segunda-feira, pelo ministro do Ambiente, em Esposende.

Bruno Simão/Negócios
Lusa 27 de Maio de 2016 às 20:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Os projectos de combate às cheias e inundações na região norte vão implicar um investimento de cerca de nove milhões de euros, informou esta sexta-feira a Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN).

 

Em comunicado, a ARHN acrescenta que os projectos integram os Planos de Gestão de Riscos de Inundações (PGRI) e englobam os municípios de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Esposende, Chaves, Peso da Régua, Vila Nova de Gaia e Porto.

 

Os projectos serão apresentados publicamente na segunda-feira, pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes (na foto), em Esposende.

 

Este município, segundo foi adiantado em Fevereiro, deverá beneficiar de um investimento de 4,5 milhões de euros, relativo à construção de um canal que desviará as águas para a entrada norte da cidade, nas Marinhas.

 

Na altura, o presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, afirmou que o problema das inundações na cidade ficará resolvido "a título definitivo" com aquele investimento.

 

O autarca especificou que está em causa a construção de um canal, paralelo a uma futura via prevista desde 1994 no Plano Director Municipal. Esse canal partirá da rotunda mais a nascente da fábrica Solidal e desviará as águas até à entrada norte da cidade, nas Marinhas.

 

"Esse canal será a solução para desviar as linhas de água antes que elas entrem na cidade e assim ficará resolvido, a título definitivo, achamos nós, esse problema [inundações]", referiu.

 

Benjamim Pereira sublinhou que as inundações têm sido "recorrentes" na cidade, sobretudo a sul, na zona mais antiga, onde a construção mais se desenvolveu ao longo dos anos. A construção da A28 e da zona industrial contribuiu para agravar ainda mais o problema, uma vez que foram sendo cada vez mais as áreas impermeabilizadas.

 

Ver comentários
Saber mais Planos de Gestão de Riscos de Inundações Administração da Região Hidrográfica do Norte Plano Director Municipal Solidal ambiente
Mais lidas
Outras Notícias