Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ministério do Ambiente dá ordem para abrir a torneira

Eventos como congressos, seminários e reuniões internacionais devem apenas consumir água da torneira, tal como os funcionários do Ministério, decidiu Dulce Pássaro num despacho hoje publicado.

Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 15 de Março de 2011 às 09:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, deu literalmente ordem para abrir a torneira: a partir de agora os serviços e organismos do Ministério do Ambiente devem "proceder à disponibilização de água da torneira em reuniões e eventos", segundo um despacho hoje publicado em “Diário da República”.

Assim, em "congressos, seminários, workshops, reuniões internacionais e conferências de imprensa" os convidados do Ministério do Ambiente passarão a beber água da torneira e não engarrafada.

Mas também os trabalhadores destes serviços serão abrangidos, uma vez que a ministra indicou que devem "adoptar as medidas necessárias à promoção do consumo da água da torneira pelos funcionários e colaboradores no local de trabalho".

O despacho assinado por Dulce Pássaro refere que "a adopção de medidas de promoção do uso da água da torneira constitui um passo significativo para a credibilização deste recurso junto da opinião pública, podendo contribuir decisivamente para uma mudança de mentalidades que promova uma maior sustentabilidade ambiental".

O Ministério do Ambiente considera que a água da torneira é de "elevada qualidade", já que se verifica “um cumprimento da frequência regulamentar de amostragem muito próximo dos 100% e dos valores paramétricos próximo dos 98%, referindo-se os cerca de 2% de incumprimento maioritariamente a parâmetros indicadores, sem impacto negativo na saúde humana".

Já em Novembro do ano passado o Partido Socialista tinha apresentado no Parlamento um projecto para instituir a utilização de água da torneira na Assembleia da República para reduzir a produção de resíduos e poupar milhares de euros ao Estado.

Ver comentários
Saber mais Ambiente água torneira engarrafa Dulce Pássaro
Mais lidas
Outras Notícias