Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novas Tecnologias ajudam a mudar "mix" energético

Com os combustíveis fósseis mais caros, tende a crescer a taxa de utilização das energias renováveis

José Miguel Dentinho 30 de Maio de 2011 às 11:30
  • Partilhar artigo
  • ...
115
O preço do petróleo regressa a níveis preocupantes. Na última sexta-feira, chegou a ser negociado a mais de 115 dólares por barril.

A crescente preocupação com os riscos associados aos combustíveis fósseis trouxe a energia renovável à ribalta. Muitos governos e organizações estão a promover o seu uso através de impostos e subsídios, porque actualmente ainda é mais dispendiosa de produzir do que a dos combustíveis fósseis. Só o crescimento de taxas e subsídios é que inverte esta escala. Contudo, o preço do petróleo deverá continuar a crescer, independentemente das oscilações especulativas, porque os custos de exploração e produção são cada vez mais elevados. É, cada vez mais, preciso ir procurá-lo a zonas mais profundas do planeta. Por isso, e com o avanço da tecnologia, incentivada pela necessidade crescente de se encontrar alternativas energéticas, a tendência deverá levar a um peso crescente das fontes de energia renovável no mix energético mundial.

Hoje, e apesar dos avanços tecnológicos, a energia renovável ainda é considerada menos fiável e previsível do que a dos combustíveis fósseis. O movimento do Sol, água e vento estão sujeitos a flutuações frequentes e o armazenamento da energia gerada é um desafio maior do que o de armazenar petróleo ou carvão. Nenhuma empresa quer enfrentar a perspectiva de estar desligada durante horas ou mesmo dias porque o sol não se mostrou o suficiente ou a intensidade do vento é baixa.

Finalmente, ainda há a questão da acessibilidade. Nalguns países, como a Escócia, os fornecedores de energia oferecem aos seus clientes a oportunidade de dispor de parte ou de toda a energia que precisam a partir de fontes de energia renovável. Mas esta opção não existe em economias em desenvolvimento com grande dependência dos combustíveis fósseis. É evidente que as empresas podem optar por construir as suas próprias centrais de energia renovável no local, mas essa mudança é dispendiosa e arriscada.

A tecnologia actual permite elevar a proporção de energia renovável necessária para suprir as necessidades mundiais para valores muito mais altos. Mas concretizar este potencial depende tanto da tecnologia como da política. A disseminação do uso da energia renovável no mundo todo exigirá políticas governamentais inovadoras, ambiente estável e previsível para investimentos e transferências de tecnologia para os países em desenvolvimento. Também dependerá do empenho das nações que maior consumo de energia terão no futuro: China e Índia. Sem o envolvimento delas na procura de formas mais sustentadas de energia para suprir o seu desenvolvimento económico, o futuro será incerto.
Ver comentários
Outras Notícias