Autarquias Basílio Horta alia-se ao PSD e à CDU na Câmara de Sintra

Basílio Horta alia-se ao PSD e à CDU na Câmara de Sintra

PS ganhou as eleições em Sintra mas sem maioria. Hoje chegou a acordo com PSD e CDU, garantindo sete vereadores, contra os quatro de Marco Almeida. Ao Negócios, Basílio Horta disse que as negociações não foram pêra doce.
Basílio Horta alia-se ao PSD e à CDU na Câmara de Sintra
Pedro Ferreira/Correio da Manhã
Bruno Simões 23 de outubro de 2013 às 13:45

O acordo foi anunciado ao início da tarde através de um comunicado do PS Sintra. O compromisso alcançado entre os três partidos teve como objectivo “garantir a governabilidade do município para os próximos quatro anos”. O PS venceu as eleições por uma unha negra ao independente Marco Almeida, elegendo os mesmos quatro vereadores. Por isso teve de negociar com PSD (dois vereadores) e CDU (um).

 

Os três novos vereadores do executivo vão ter pelouros atribuídos. Ao Negócios, Basílio Horta disse que as negociações não foram pêra doce. “Estas coisas nunca são fáceis, mas quando as pessoas estão bem intencionadas e não estão a pensar em lugares o acordo torna-se possível”, afirmou o novo presidente da autarquia, que sucede a Fernando Seara, candidato derrotado do PSD à câmara de Lisboa. “Vamos ter uma governabilidade assegurada, esse era o grande objectivo”, reconhece o novo presidente.

 

Os pelouros “já estão atribuídos”, mas Basílio não os divulga “por enquanto”. “Na próxima sexta-feira será a primeira reunião da câmara, aí já se sabe quais serão os pelouros, inclusive os do presidente”, informou. Sintra tem onze vereadores – o PS elegeu quatro, pelo que com os dois do PSD e um da CDU consegue ter sete vereadores, ficando em maioria.

 

Quanto à ausência de negociação com Marco Almeida, Basílio Horta diz que “não pode haver onze vereadores com pelouros”. “Na campanha eleitoral ele foi o principal opositor, esteve 12 anos como vice-presidente da câmara municipal, por isso está na hora de fazer uma pausa”, justificou. “Há uma necessidade de refrescar a equipa”, o que desaconselhava a participação de Marco Almeida no novo executivo.

 

O novo executivo toma posse esta tarde às 17h00, em Sintra. Ainda não vai ser possível conhecer que competências cabem a cada vereador.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI