Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara de Lisboa prepara relatório sobre impacto do turismo na cidade

A Câmara de Lisboa está a preparar um relatório para conhecer o impacto que o turismo tem tido na cidade, após o crescimento do número de visitantes nos últimos anos, anunciou esta terça-feira o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado.

Bloomberg
Lusa 21 de Julho de 2015 às 19:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O responsável falava na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, num momento de perguntas à Câmara feitas pelos deputados municipais.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, deputado municipal pelo PSD, mostrou-se preocupado em relação à "sustentabilidade do território face ao aumento do turismo", questionando o executivo sobre o que pensa fazer "para evitar que haja um novo êxodo de lisboetas para fora do centro da cidade".

 

Referindo que o turismo "preocupa ou deve preocupar todos", Manuel Salgado assegurou que o executivo municipal tem feito "uma reflexão que é importante em relação à perspectivação do futuro".

 

O vereador afirmou que "se houver problemas é por concentração específica [de alojamento turístico] em determinadas áreas da cidade", referindo as zonas de Belém, Parque das Nações, Baixa-Chiado e os bairros históricos.

 

Para Manuel Salgado, é necessário "ter em conta a importância do turismo na criação de emprego e da reabilitação do edificado". Esta área, acrescentou, teve um "aumento exponencial nos últimos cinco anos".

 

Ainda dentro do mesmo tema, os deputados Diogo Moura (CDS-PP) e Carlos Silva (PCP) Santos quiseram saber em que fase está o anunciado regulamento municipal para regulamentar a actividade dos 'tuk tuk'.

 

De acordo com o vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, "as decisões serão reconhecidas em breve". Quanto ao atraso na apresentação do regulamento, o autarca referiu que "mais vale um bom regulamento que chegue mais tarde do que um apressado".

Ver comentários
Saber mais Assembleia Municipal de Lisboa presidente da Junta de Freguesia de Santo António Vasco Morgado Manuel Salgado Diogo Moura Carlos Silva Duarte Cordeiro política autoridades locais
Outras Notícias