Autarquias Mapa: Saiba qual é o melhor município para viver, visitar e fazer negócios  

Mapa: Saiba qual é o melhor município para viver, visitar e fazer negócios  

Estudo elege Lisboa como a melhor cidade para viver, para visitar e para fazer negócios. Descubra em que lugar está o seu município neste ranking.  

Bruno Simões e Rui Santos - infografia

 

A capital do país continua a ser a melhor cidade portuguesa, sendo a primeira classificada nos indicadores que medem a qualidade de vida, o turismo e o ambiente para fazer negócios. O estudo de 2015 da consultora Bloom Consulting deixa intactos, aliás, os três primeiros lugares da lista: a Lisboa seguem-se o Porto e Braga. A lista compara diversos indicadores de natureza económica com um conjunto de 26 perguntas-chave, que agrega o que as pessoas procuram num município a nível mundial.

 

O "City Brand Ranking" teve a sua primeira edição em 2014, sendo agora possível perceber quem melhorou ou piorou o seu desempenho. E Cascais foi um dos que mais subiu – escalou seis lugares, passando agora a ser o quatro melhor município do país em termos gerais, e o segundo da região de Lisboa, pontuando particularmente bem nas componentes ligadas ao turismo e à qualidade de vida. 

 

Este estudo tem como objectivo medir o valor da marca dos municípios e cada um deles pode consultar uma análise mais fina do seu desempenho junto da empresa que o desenvolve. Para elaborar esta lista, são analisados diversos indicadores económicos e sociais.

 

Os lugares do fundo da tabela continuam a ser todos ocupados por municípios do interior ou das ilhas mais remotas do arquipélago dos Açores. Para que a comparação entre municípios possa ser mais enquadrada nas realidades de cada um, a Bloom Consulting também elaborou listas por região, onde é possível perceber quanto é que cada município pontua face aos seus pares.

 

 

Como se faz este ranking?

Para elaborar este ranking, a Bloom Consulting cruza dados estatísticos que já existem, como a população, a percentagem de criação de novas empresas ou as dormidas por habitante, com as pesquisas que são feitas na internet sobre todos os 308 municípios portugueses. Essa avaliação, apelidada de Digital Demand, é a procura online que cada município regista. Foram analisadas 51 milhões de pesquisas através do estudo de 26 principais termos de pesquisa (brandtags), em cinco línguas – entre esses termos estão compras, alojamento ou praia. É possível perceber, por exemplo, que a palavra mais pesquisada em Cascais é "alojamento", em Oeiras é "estudar" e em Esposende é "praia". A essas duas dimensões junta-se ainda o desempenho de cada município na internet, quer no seu site institucional, quer nas redes sociais.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI