Autarquias Marcelo Rebelo de Sousa: Eleições autárquicas têm um significado nacional

Marcelo Rebelo de Sousa: Eleições autárquicas têm um significado nacional

O social-democrata Marcelo Rebelo de Sousa defendeu hoje que as eleições autárquicas têm "significado nacional" mas o resultado da votação de dia 29 "não vai pôr em causa" a situação de nenhum dos líderes dos principais partidos.
Marcelo Rebelo de Sousa: Eleições autárquicas têm um significado nacional
Lusa 27 de setembro de 2013 às 19:14

Em Braga, à margem de uma arruada de apoio ao candidato da Coligação Juntos por Braga, o professor apontou que as autárquicas servem para os portugueses avaliarem a situação em cada município e a nível nacional mas que em "alguns o peso nacional vai ser maior".

 

"Qualquer que seja o resultado, nenhum dos líderes importantes vai considerar a sua posição em causa. Nenhum. Nem Pedro Passos Coelho, nem António José Seguro, nem Jerónimo de Sousa, nem Paulo Portas nem aquela dupla encantadora do Bloco de Esquerda", afirmou Rebelo de Sousa.

 

Mas, disse o comentador político, "é evidente que os líderes partidários ficarão mais fortes ou mais fracos de acordo com o resultado das eleições".

 

O ex-líder do PSD salientou ainda que as eleições autárquicas "sendo embora eleições em 308 municípios e em mais de 1000 e tal freguesias têm sempre um significado nacional".

 

Até porque, lembrou, "já houve momentos em que as autárquicas ditaram a reacção psicológica de alguns líderes políticos".

 

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a votação de dia 29 "é uma ocasião para os vários povos nos vários municípios dizerem duas coisas: o que acham da situação política nacional e por outro lado o que é que acham da situação no seu município".

 

Assim, "nuns municípios o peso nacional vai ser maior, noutros o peso local vai ser maior", disse o professor.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI