Autarquias Nova Loja do Cidadão no Saldanha espera atender mais de 700 mil pessoas por ano

Nova Loja do Cidadão no Saldanha espera atender mais de 700 mil pessoas por ano

Uma nova Loja do Cidadão abriu hoje em Lisboa, no Saldanha, numa área de 2.400 metros quadrados e com cerca de 154 funcionários, distribuídos por "várias dezenas de serviços", prevendo-se que atenda mais de 700 mil pessoas por ano.
Nova Loja do Cidadão no Saldanha espera atender mais de 700 mil pessoas por ano
Inês Gomes Lourenço 
Lusa 02 de setembro de 2019 às 15:14

Num comunicado à imprensa, a Câmara Municipal de Lisboa adiantou que esta nova loja representa um investimento de 2,2 milhões de euros.

 

A autarquia precisou ainda que a Loja do Cidadão do Saldanha vai promover a distribuição antecipada de senhas, cerca de 15 minutos antes da abertura do estabelecimento, e terá uma equipa de mediadores da câmara lisboeta para ajudar a encaminhar as pessoas.

 

Intitulado como "um dos principais polos de prestação de serviços públicos" em Lisboa, o espaço vai disponibilizar serviços de Finanças, Instituto da Segurança Social (ISS), Instituto de Registos e Notariado (IRN), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Espaço Cidadão, Iniciativa Lisboa, Gebalis - Gestão do Arrendamento da Habitação Municipal de Lisboa, Carris e EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa.

 

Na Loja do Cidadão do Saldanha também vai ser permitido pedir ou renovar o cartão de cidadão e o passaporte, revalidar ou alterar a carta de condução, obter registo criminal, entregar documentos de despesas para a ADSE e requisitar o cartão Lisboa VIVA, entre outros.

 

Com uma área total de cerca de 2.400 metros quadrados, o espaço atrairá também pessoas ao mercado 31 de janeiro, que se encontra no piso inferior, segundo a Câmara de Lisboa.

 

No comunicado, a autarquia relembra que a empreitada de adaptação do edifício se iniciou em novembro de 2018, em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e o município de Lisboa.

 

Na terça-feira, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vão visitar o novo espaço no Saldanha, pelas 11:00.

 

De acordo com a Câmara de Lisboa, atualmente, existem 56 Lojas do Cidadão no país, tendo 20 sido abertas durante a atual legislatura.




Marketing Automation certified by E-GOI