Conjuntura Actividade económica volta a cair e consumo desacelera

Actividade económica volta a cair e consumo desacelera

A actividade económica nacional voltou a recuar em Outubro, caindo 1% face ao ano anterior. É o terceiro mês consecutivo de contracção do indicador.
Actividade económica volta a cair e consumo desacelera
Bruno Simão/Negócios
Nuno Aguiar 21 de novembro de 2014 às 13:19

Segundo os dados publicados esta sexta-feira, 21 de Novembro, pelo Banco de Portugal, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga da actividade económica mostra que Portugal está a desacelerar. Depois da recuperação observada desde o início de 2012, o indicador inverteu a tendência no arranque de 2013. Em Agosto começou a registar quedas cada vez mais acentuadas, com um recuo de 1% em Outubro.

 

A mesma publicação do Banco de Portugal revela que o consumo privado também está a arrefecer, com um crescimento de 1,7%, caindo 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior. Recorde-se que o consumo das famílias tem sido o principal factor por trás da retoma da economia. 

 

Estes dados do Banco de Portugal parecem confirmar que a actividade económica nacional entrou num novo ciclo de desaceleração, depois de um período de recuperação. A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) concluía na semana passada que o produto interno bruto (PIB) cresceu no terceiro trimestre deste ano 1% face aos três meses anteriores e 0,2% em comparação com o mesmo período de 2013.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI