Conjuntura Atividade económica e consumo privado estabilizam em dezembro de 2019

Atividade económica e consumo privado estabilizam em dezembro de 2019

A taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica manteve-se nos 1,9%, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado permaneceu nos 2,7%.
Atividade económica e consumo privado estabilizam em dezembro de 2019
Miguel Baltazar
Lusa 17 de janeiro de 2020 às 13:12
Os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado mantiveram-se estáveis em dezembro de 2019 pelo segundo mês consecutivo, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

"Em dezembro, o indicador coincidente mensal para a atividade económica manteve-se estável pelo segundo mês consecutivo. O indicador coincidente mensal para o consumo privado também se manteve inalterado", lê-se no comunicado do banco central.

No último mês de 2019, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica manteve-se nos 1,9%, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado permaneceu nos 2,7%.

Considerando o trimestre terminado em dezembro, a taxa de variação homóloga dos indicadores para a atividade económica e para o consumo privado também se mantiveram inalteradas nos 1,9% e 2,7%, respetivamente.

Desde o início do ano, a taxa média de variação do indicador coincidente mensal para a atividade económica é de 2,1% (2,5% no período homólogo de 2018), enquanto a do indicador coincidente mensal para o consumo privado é de 2,4% (2,6% em 2018).

Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são "indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico".



Marketing Automation certified by E-GOI