Conjuntura Atividade económica mantém ritmo de crescimento pelo quinto mês consecutivo

Atividade económica mantém ritmo de crescimento pelo quinto mês consecutivo

Os indicadores económicos do Banco de Portugal revelam que a atividade económica está a manter o ritmo de crescimento, enquanto o consumo privado até aumentou, registando o maior aumento desde outubro de 2018.
Atividade económica mantém ritmo de crescimento pelo quinto mês consecutivo
Mariline Alves
Sara Antunes 23 de agosto de 2019 às 11:24
A atividade económica está a manter o ritmo de crescimento registado no segundo trimestre do ano, segundo os indicadores coincidentes do Banco de Portugal (BdP) publicados esta sexta-feira, 23 de agosto.

Este indicador aumentou 2%, em julho, quando comparado com o mesmo período do ano passado. A atividade económica está a crescer 2% desde março, segundo os dados do BdP. Esta evolução surge como um sinal positivo, apontando para que a economia portuguesa continue a conseguir manter o ritmo de crescimento.

Na semana passada, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou os dados da evolução do produto interno bruto (PIB) nacional, reportando um crescimento de 1,8% no segundo trimestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2018, e de 0,5% em cadeia.

Os números mostram que, apesar do abrandamento que se tem verificado na Zona Euro, Portugal ainda tem conseguido manter um ritmo de atividade dinâmico, igualando o crescimento que já tinha conseguido no primeiro trimestre.

Quanto ao indicador de consumo privado, os dados do Banco de Portugal revelam um acelerar do crescimento para 2,1%, o que representa o ritmo mais célere desde outubro de 2018.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI