Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas espera que Portugal cresça menos este ano

No documento que acompanha as recomendações a Portugal, a Comissão Europeia revê em baixa a perspectiva de crescimento económico para este ano de 1,2% para 1%.

Bruno Simão/Negócios
Nuno Aguiar naguiar@negocios.pt 02 de Junho de 2014 às 19:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

As últimas previsões de Bruxelas confirmavam as estimativas da 11ª avaliação do programa de ajustamento, antecipando um crescimento do PIB de 1,2% em 2014. No entanto, um primeiro trimestre mais negativo do que se esperava obrigou a Comissão a, um mês depois, fazer um revisão em baixa dessas mesmas estimativas.

 

A alteração está inscrita no documento técnico que acompanha as recomendações feitas ao Governo português no âmbito do Semestre Europeu. No texto é apenas referido que uma previsão de crescimento de 1% é 0,6 pontos superior à estimativa feita há um ano. As tabelas mostram que esse 1% representa uma revisão em baixa de 0,2 pontos face ao Documento de Estratégia Orçamental (DEO).

 

A principal mudança para este ano observa-se nas exportações, cuja estimativa passa de um avanço de 5,7% para 4,7%. Para 2015, a previsão de crescimento continua nos 1,5%.

 

O PIB registou uma quebra em cadeia de 0,7% no primeiro trimestre deste ano, provocado essencialmente pelo arrefecimento das exportações (relacionado com o encerramento provisório da refinaria de Sines).

Ver comentários
Saber mais Bruxelas Comissão Europeia crescimento
Outras Notícias