Conjuntura Citi eleva previsão de crescimento para Portugal para 1,9%

Citi eleva previsão de crescimento para Portugal para 1,9%

O Citi reviu em alta as suas previsões para a economia nacional, prevendo agora que o produto interno bruto (PIB) cresça 1,9% este ano.
Citi eleva previsão de crescimento para Portugal para 1,9%
Sara Antunes 26 de fevereiro de 2015 às 12:28

"Estamos a elevar as previsões de crescimento para 2015 e esperamos um aumento de 1,9% do PIB", o que compara com a estimativa anterior que apontava para uma expansão 1,7%, revela uma nota de análise publicada pelo Citi esta quinta-feira, 26 de Fevereiro.

 

"A melhoria das condições financeiras, a queda dos preços do petróleo e o aumento da confiança dos consumidores deve suportar a recuperação do consumo privado no primeiro trimestre", explica a casa de investimento.

 

Ao mesmo tempo, "as exportações vão continuar a beneficiar de um crescimento económico dos principais parceiros comerciais e de um euro mais fraco", sublinha a mesma fonte.

 

"Esperamos que o Governo supere o objectivo de défice orçamental em 2015", além de admitir que "uma melhoria da economia e uma queda do rácio da dívida sobre o PIB pode traduzir-se em factores positivos suficientes para uma revisão" nos próximos meses.

 

O Citi é assim mais optimista do que o Governo que prevê um crescimento da economia de 1,5%. Idêntico ao do Banco de Portugal.

 

Já a Comissão Europeia, nas previsões de Inverno, publicadas no início de Fevereiro, reviu em alta a estimativa para o crescimento da economia portuguesa em 2015. Estimando um crescimento do PIB de 1,6%, contra os anteriores 1,3%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI