Conjuntura Citigroup menos pessimista com evolução da economia portuguesa

Citigroup menos pessimista com evolução da economia portuguesa

Banco continua a prever que a recessão da economia portuguesa vai perdurar até 2014, mas antecipa uma contracção do PIB mais ténue, face ao estimado em Março.
Citigroup menos pessimista com evolução da economia portuguesa
Nuno Carregueiro 20 de junho de 2013 às 16:44

O Citigroup estima que a economia nacional continue em quebra no próximo ano, mas a um ritmo mesmo intenso do que o antecipado pelo banco há três meses.

 

As previsões, inseridas no “Global Economic Outlook and Strategy” de Junho apontam para que o produto interno bruto (PIB) de Portugal recue 3,1% este ano e 1,6% em 2014.

 

No relatório de Março, o Citigroup apontava para uma recessão de 3,7% em 2013, seguida de uma quebra de 2,8% no próximo ano. Esta estimativa de Março foi publicada antes dos números relativos ao primeiro trimestre, como Instituto Nacional de Estatística a revelar já este mês que o PIB registou uma contracção homóloga de 4% e de 0,4% face aos três meses anteriores.

 

O banco norte-americano tem apresentado sempre previsões para Portugal mais pessimistas que as antecipadas pelo Governo e outras entidades. O Executivo de Passos Coelho aponta para uma queda de 2,3% no PIB este ano e um regresso ao crescimento em 2014.

 

No relatório de Maio do ano passado o Citigroup estimava uma queda de 4,6% no PIB em 2012 e de 5,2% em 2013. No ano passado a economia portuguesa registou uma retracção de 3,2%.

 

No relatório deste mês o Citigroup assinala que a economia nacional deverá continuar em queda “este ano e em 2014, apesar da melhoria no crescimento das exportações”, pois a procura interna deverá continuar a pesar na evolução da economia.

 

O banco acrescenta que a austeridade deverá continuar “elevada” após 2014 e que o regresso total aos mercados depois do fim do programa de assistência é “improvável”, pelo que é provável que Portugal precise de um programa cautelar ou da activação do programa de ajuda do BCE (OMT).




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI