Conjuntura Confiança dos empresários em terreno positivo pela primeira vez desde 2010

Confiança dos empresários em terreno positivo pela primeira vez desde 2010

Os indicadores de confiança dos consumidores e dos empresários melhoraram, em Maio. O indicador de clima económico, que mede a confiança dos empresários, passou para um valor positivo, pela primeira vez desde Setembro de 2010.
Confiança dos empresários em terreno positivo pela primeira vez desde 2010
Sara Antunes 28 de maio de 2014 às 09:50

Consumidores e empresários estão menos pessimistas, de acordo com o relatório divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta evolução permitiu que o indicador de clima económico registasse um valor positivo (0,1%), pela primeira vez desde Setembro de 2010.

 

O indicador de clima económico está a melhorar desde Dezembro de 2012, mês em que atingiu o seu valor mais baixo.

 

A contribuir para este comportamento esteve a melhoria da confiança dos empresários da indústria transformadora, do comércio a retalho e dos serviços. No sector da indústria transformadora o indicador melhorou para -6,9 pontos, o que compara com os -7 pontos registados no mês anterior.

 

O indicador de confiança do comércio estabilizou nos -0,2 pontos, num mês em que o comércio a retalho observou uma melhoria e o comércio por grosso registou uma deterioração.

 

O indicador de confiança dos serviços também melhorou para -3,8 pontos, quando em Abril se tinha fixado em -5,8 pontos.

 

Já no sector da construção e obras públicas voltou a verificar-se uma deterioração do indicador de confiança para -48,6 pontos.

 

No que se refere aos consumidores, o indicador de confiança melhorou, atingindo os -29,4 pontos, em Maio, o que significa que as famílias estão a demonstrar melhorias de confiança há 12 meses consecutivos. 

 

(Notícia actualizada às 10h25 com mais informação)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI